
20/07/2016
Elas entram na mata, sobem nas árvores e usam facão para cortar e desfiar. Talo de buriti vira barco que flutua; jarina vira fantasia de floresta; folha de bananeira vira boneca. Esses são apenas alguns dos conhecimentos das crianças da Amazônia que o projeto Tecendo Saberes coletou e reuniu em suas viagens pelo Pará e pelo Acre.
Idealizado pela artista e escritora Marie Ange Bordas, o projeto trabalhou com crianças de cinco comunidades quilombolas do Baixo Amazonas, no Pará, e crianças do povo indígena Huni Kuĩ, do Acre, para criar livros e vídeos que falam dessas culturas tradicionais através do olhar da infância. Por meio de um processo participativo, com atividades lúdicas, conversas e muita troca, crianças e jovens protagonizaram o levantamento do conteúdo dos livros Manual das crianças do Baixo Amazonas e Manual das crianças Huni Kuĩ, além de ter realizado vários desenhos e fotografias que ilustram os livros que mostram suas vidas entre a floresta e os rios amazônicos.
Para compartilhar essas histórias, o Espaço de Leitura do Parque da Água Branca, projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), organizou uma programação especial. No sábado, 23/7, às 15h, Marie Ange Bordas contará sobre o processo de construção dos livros e mostrará vídeos produzidos com as crianças. No domingo, 24/7, às 15h, a Cia. Conto em Cantos faz um passeio pelos rios e florestas do Baixo Amazonas, misturando lendas, causos e curiosidades aprendidos com as crianças quilombolas da região. Durante esses dias também haverá uma pequena exposição com fotos e textos do projeto no Espaço de Leitura.
Confira a programação do fim de semana 23 e 24 de julho
Sábado, 23 de julho
Das 11h às 12h – Oficina educativa maiúsculos & MINÚSCULOS
Dominó de livros
Com Filipe Falcone e Maiana Monteiro
Cada participante é convidado a explorar os quiosques do Espaço de Leitura com a missão de achar cinco livros que chamem à atenção. Depois, esses livros viram peças de um dominó de associação de capas. Ao jogar, é necessário justificar a relação.
Indicado para crianças com mais de 3 anos.
Das 15h às 16h – Meu Amigo Livro – Mediação de Leitura
Tecendo Saberes
Com Marie Ange Bordas
Com contação de história, bate-papo e uma pequena exposição, o projeto Tecendo Saberes traz para o Espaço de Leitura um pouquinho da sabedoria das crianças da Amazônia.
Indicado para todas as idades.
Domingo, 24 de julho
Das 11h às 12h – Oficina educativa maiúsculos & MINÚSCULOS
Onde vivem os monstros
Com Marina Melo e Rafael Ribeiro Lucio
Depois da leitura do livro “Onde vivem os monstros”, de Maurice Sendak, os educadores propõem que cada família crie seu próprio monstro e imagine onde ele poderia habitar.
Indicado para crianças com mais de 3 anos.
Das 15h às 16h – Narração de histórias
Tecendo saberes das crianças do baixo Amazonas
Com Conto em Cantos
Quebrar castanhas, salvar um cachorro da barriga de uma sucuri, ouvir o assobio da Matinta Perera, fazer brinquedos de palha e madeira… Essas são algumas das experiências e sabedorias das crianças quilombolas do Baixo Amazonas que você vai conhecer neste passeio com as atrizes e contadoras de histórias Juliana Offenbecker e Priscila Harder. A partir do livro “Manual das crianças do Baixo Amazonas”, da artista Marie Ange Bordas em parceria com crianças de comunidades do Pará, a dupla brinca de misturar lendas, causos e muitos saberes e fazeres locais com brincadeiras, instrumentos e objetos trazidos da região amazônica.
Indicado para todas as idades.
Exposição
A Leitura da Leitura – maneiras de ler
De quarta a domingo, das 9h às 18h – até 31 de julho
A exposição propõe aos leitores e público um mergulho em outras formas de leituras. Painéis espalhados pelo Espaço sugerem que a atenção dos pequenos se voltem para as leituras que a natureza, o corpo, a história e a oralidade podem proporcionar. No quiosque, a exposição sugere múltiplas possibilidades de apreciação e revela que a materialidade de um livro também é parte da experiência leitora. Esperamos sua visita!
Feira de Troca de Livros
Livros carregam histórias e leitores levam as histórias pra passear pelo mundo. Nesta Feira de Troca de Livros, você faz com que mais histórias viajem por aí, e leva outras histórias pra sua casa. Traz um título e leva outro! A cada dez livros trocados, você ganha um. Só não vale trazer enciclopédias, livros estrangeiros não traduzidos, livros didáticos e obras religiosas.
Acervo do Espaço de Leitura
São cerca de dois mil exemplares, grande parte de literatura infantil e infantojuvenil, divididos em casinhas temáticas.
Sobre o Fussesp
O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo de São Paulo, vinculado à Secretaria de Governo e dirigido pela primeira-dama do Estado. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.
Sobre o Espaço de Leitura
É uma ação sociocultural e educativa do FUSSESP que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.
Espaço de Leitura
De quarta a domingo: das 9 às 18 horas
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca. Tel.: 2588-5811
contatoespacodeleitura@sp.gov.br
instagram.com/espacodeleitura