27/07/2016

Corta Foto Interna
O céu apresenta uma cor maravilhosa, mas o tempo frio traz a falta de chuva, um inimigo natural. A qualidade do ar piora e a probabilidade de incêndios florestais aumenta.

Em razão do quadro meteorológico, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) intensificou suas ações e antecipou a Operação Corta-Fogo 2016.  Um balanço, realizado pela secretaria, aponta um aumento de 143% dos focos de incêndio detectados de janeiro até 15 de julho de 2016, comparado ao mesmo período de 2015.

Uma novidade é que a partir de junho o site da Corta-Fogo disponibilizará a evolução dos principais indicadores, que serão atualizados mensalmente. A ideia é informar o que está ocorrendo no estado, além de apontar as ações de combate aos incêndios feitas pelo Corpo de Bombeiros e brigadas da Fundação Florestal e do Instituto Florestal.

Quem acessar o site poderá seguir os focos detectados por satélite, as autorizações emitidas pela Cetesb para queima da palha da cana-de-cana, as ocorrências em unidades de conservação, os atendimentos feitos pelo Corpo de Bombeiros e dados de fiscalização.

Um exemplo das informações publicadas é sobre a unidade de conservação que mais sofreu com o fogo, a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA), situada na cidade de Rio Claro, com oito ocorrências e 37 hectares atingidos. Outro dado disponível é referente à Estação Experimental de Casa Branca, com uma ocorrência e 35 hectares queimados.

Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios 2016

Representantes da Operação Corta-Fogo estiveram no lançamento da Campanha institucional de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios 2016. O evento foi coordenado por produtores rurais, cooperativas, usinas e a Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP). A campanha objetiva esclarecer a população quanto aos danos para o campo que os incêndios podem causar. Durante o lançamento, foram apresentados  os resultados da Campanha em 2015 e as ações efetuadas em 2016.

Acesse o site:

Texto – Cris Couto