
10/11/2016
Na quarta-feira (9/11), o secretário adjunto do Meio Ambiente, Antonio Velloso, representou o governador Geraldo Alckmin no Fórum Pacto Global – Setor privado rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizado em São Paulo. Foram programados nove painéis temáticos nas áreas de meio ambiente, liderança, integridade, direitos humanos e parcerias.
Antonio Velloso participou do painel Meio Ambiente: Agricultura na era das Mudanças Climáticas ao lado de Rachel Biderman, diretora da World Resources Institute no Brasil, de Marilene Iamauti, diretora da Down AgroSciences. Com mediação de Juliana Lopes, diretora de Sustentabilidade do Grupo Amaggi, a discussão girou em torno do agronegócio e do reflorestamento, com destaque para a agricultura familiar.
Velloso iniciou sua fala fazendo um balanço das áreas protegidas do estado de São Paulo. Falou também da importância das parcerias para o reflorestamento e, com entusiasmo, da agricultura familiar. “Visitei um assentamento do Itesp e vi famílias vivendo da agricultura, mas preocupadas em cuidar do reflorestamento. Elas entenderam a importância de trabalhar em duas frentes: a produção e o reflorestamento, que irá garantir a sobrevivência de suas atividades, sobretudo no tocante à questão hídrica”.
O Pacto Global é uma iniciativa proposta pela ONU para encorajar empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Esse pacto pretende promover um diálogo entre empresas, órgãos das Nações Unidas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros, para o desenvolvimento de um mercado global mais inclusivo e sustentável.