17/03/2016

Oficina realizada no município de Valinhos, em 2015

Oficina realizada no município de Valinhos, em 2015

Organizadas pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec), em parceria com o Corpo de Bombeiros, as Oficinas Regionais para Redução de Riscos – Estiagem 2016 terão início no final do mês de março. O objetivo é ampliar o número de brigadas municipais de combate ao fogo em vegetação pelo estado.

As oficinas têm o apoio de instituições que integram a Operação Corta-Fogo, como a Polícia Militar Ambiental, a Cetesb e a Secretaria do Meio Ambiente.

O curso dura dois dias e o segundo é destinado exclusivamente a treinamento prático, ministrado pelos bombeiros.

Para 2016, estão programadas quatorze oficinas, que serão realizadas no período de 29 de março a 25 de maio, nas seguintes regiões administrativas: Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Marília, Presidente Prudente, Região Metropolitana de São Paulo, Registro, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Oficina realizada no município de Bauru, em 2015

Oficina realizada no município de Bauru, em 2015

Realizadas desde 2013, as oficinas já tiveram a participação de mais de 470 municípios, totalizando mais de 9.600 brigadistas formados. Além da capacitação, kits de combate a incêndios são doados pela Defesa Civil Estadual às cidades participantes.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na página da Defesa Civil Estadual: http://www.sidec.sp.gov.br/producao/Diplencurso/cursos.php

Vale destacar que as prefeituras que participarem dos treinamentos em 2016 pontuarão na diretiva “Cidades Sustentáveis”, do Programa Município VerdeAzul.

 

 

O Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais faz parte da terceira diretriz do Sistema Ambiental Paulista para a Gestão 2015-2018: a diretriz Vulnerabilidade Ambiental e Mudanças Climáticas.

Saiba mais sobre as 5 Diretrizes do AmbienteSP.

 

Equipamentos usados no combate a incêndios florestais são apresentados ao público.

Equipamentos usados no combate a incêndios florestais são apresentados aos alunos do curso

 

Matérias relacionadas