
22/02/2017
Anna Karla Moura
Se você não curte muvuca ou quer aproveitar o feriado para relaxar ou fazer um programa em contato com a natureza, este texto é pra você.
Preparamos uma listinha com seis sugestões de passeios super bacanas para fazer em São Paulo durante o Carnaval.
Só não esqueça de entrar em contato previamente com a unidade de conservação que pretende visitar para se informar sobre normas, horários, prestadores de serviços credenciados e necessidade de agendamento das atividades.
Boia-cross e Estrada Parque, no PE Carlos Botelho

Vista de um dos mirantes localizados na Estrada Parque do PE Carlos Botelho. Foto: Acervo SMA
A sede do Parque Estadual Carlos Botelho está localizada no município de São Miguel Arcanjo, a 210 quilômetros da capital paulista. Próximo à sede, um dos passeios interessantes é a descida de boia-cross pelo rio Taquaral. Uma Estrada Parque com extensão de 35 quilômetros liga a sede do parque ao Núcleo Sete Barras, localizado no município de mesmo nome. A estrada pode ser percorrida com veículos motorizados ou até mesmo de bicicleta. Fazer esse percurso é uma ótima oportunidade para contemplar a flora, a fauna e a paisagem caracterizada pelo domínio morfoclimático “mares de morros”. No núcleo Sete Barras, tem início a Trilha da Figueira, com extensão de dois quilômetros. O percurso é fácil e uma boa opção de caminhada para pessoas de todas as idades. Lembrando que a estrada parque funciona das 6h às 20h.
Mais informações: http://www3.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/parque-carlos-botelho/
Natureza pertinho da capital, no núcleo Cabuçu – PE Cantareira

Cachoeira no Núcleo Cabuçu. Foto: Acervo Fundação Florestal
Para quem vai estar na cidade de São Paulo e região metropolitana durante o feriado, o núcleo Cabuçu, do Parque Estadual da Cantareira, é uma ótima opção de lazer em contato com a natureza. A entrada do núcleo fica no município de Guarulhos, bem ao lado da capital. De lá, uma trilha com alto grau de dificuldade em decorrência do relevo acidentado, mas bem sinalizada, leva até uma belíssima cachoeira. A represa Cabuçu também é linda e, embora não seja aberta para banho, inspira momentos de relaxamento e contemplação.
Mais informações: http://www3.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/parque-da-cantareira/
Cachoeira do Lamarca e pré-história, no PE do Rio Turvo

Cachoeira do Lamarca, Núcleo Capelinha. Foto: Junior Petar
O núcleo Capelinha, do Parque Estadual do Rio Turvo, está localizado no município de Cajati, Vale do Ribeira. O acesso ao núcleo é pela Rodovia Régis Bittencourt, de onde se percorre apenas 2,5 km de estrada de terra até chegar ao portal de entrada do parque. Lá, uma trilha de pouco mais de um quilômetro leva à cachoeira do Lamarca. O percurso é íngreme, mas bem sinalizado e com corrimões e degraus que facilitam o acesso. Até chegar ao fim da trilha, mirantes estrategicamente posicionados permitem que o visitante aprecie a cachoeira de diferentes ângulos e altitudes. O núcleo possui um Centro de Visitantes bem estruturado, onde se pode saber mais sobre o Luzio, um dos fósseis humanos mais antigos das Américas e que foi encontrado na região do parque. Estima-se que ele tenha por volta de 10.000 anos. A região ainda se destaca pela grande quantidade de sambaquis.
Mais informações: http://www3.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/parque-rio-turvo/
Rafting, no PE Serra do Mar – Núcleo Santa Virgínia

Rafting no Rio Paraibuna. Foto: Acervo SMA
A descida de rafting pelo rio Paraibuna, no núcleo Santa Virgínia, PESM, é considerada uma das melhores nessa modalidade no Brasil. Ao longo de todo o curso, paisagens belíssimas e natureza intocada completam a experiência que tem tudo para ser inesquecível. O núcleo está localizado no município de São Luiz do Paraitinga e ainda conta com outras trilhas, que podem ser percorridas com o acompanhamento de monitores ambientais.
Mais informações: http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/nucleos/santa-virginia/
Trilhas, no PE Morro do Diabo

Parque Estadual Morro do Diabo. Foto: Acervo Fundação Florestal
O Parque Estadual Morro do Diabo está localizado no município de Teodoro Sampaio, na região do Pontal do Paranapanema, a 687 quilômetros da cidade de São Paulo e 120 quilômetros de Presidente Prudente. Lá, a trilha Pedro Bill leva o visitante a apreciar flora e fauna locais ao longo de 2 quilômetros de caminhada margeando o rio Paranapanema. O percurso tem baixo grau de dificuldade e seu nome remete a um antigo guarda-parque da unidade de conservação. A Trilha do Morro do Diabo, de dificuldade média, leva o visitante ao alto do morro, de onde se tem uma vista panorâmica do parque.
Mais informações: http://www3.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/parque-morro-do-diabo/
Bike, no PE Campos do Jordão

Trilha da Cachoeira, Parque Estadual Campos do Jordão. Foto: Acervo SMA
Fora da temporada de inverno, a cidade de Campos do Jordão é um ótimo lugar para quem busca tranquilidade e quer descansar. O Parque Estadual Campos do Jordão, também conhecido pelos locais como Horto Florestal, tem trilhas de diferentes graus de dificuldade e algumas delas até podem ser percorridas de bike. Ah! E nesses dias de calor intenso, a temperatura mais fresquinha na serra é mais que bem-vinda, não é?
Mais informações: http://www3.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/parque-campos-do-jordao/
Pratique aventura segura e confira aqui práticas de mínimo impacto em áreas protegidas.