
05/06/2017
Texto: Dirceu Rodrigues – Fotos: José Jorge
Nem a forte chuva que caiu na segunda-feira, 5 de junho – Dia do Meio Ambiente – impediu o plantio do primeiro lote das 15 mil mudas de espécies nativas no Parque Gabriel Chucre, em Carapicuíba, na grande São Paulo.
O secretário do Meio Ambiente Ricardo Salles participou do plantio ao lado de David Canassa (Legado das Águas), Ricardo Cavallo e Álvaro Lorenz, representantes da Votorantim Cimentos, que cedeu as 15 mil mudas de espécies nativas como parte de uma compensação ambiental a ser cumprida pela empresa no âmbito do Programa Nascentes.
Salles aproveitou a ocasião para falar sobre as novidades na gestão do parque: “Nós iremos fazer a cessão de diversas áreas do Gabriel Chucre para a Prefeitura de Carapicuíba instalar equipamentos nas áreas da educação e saúde. A exemplo do que fizemos nos outros parques administrados pela nossa pasta, abrimos licitação para serviços de alimentação, locação de bicicletas e estacionamento. Com o plantio, a ser concluído até o final do ano, as 15 mil mudas vão mudar o paisagismo do parque, que, com certeza, se tornará mais propício ao convívio das pessoas”.
Programa Nascentes
O Programa Nascentes visa a restauração de cerca de 20 mil hectares de matas ciliares. A meta da primeira fase do programa, encerrada em março de 2017, iniciou a recuperação de 4.464 hectares de matas ciliares, utilizando 6,3 milhões de mudas de espécies nativas. Para março de 2018, a meta é que 7.200 hectares iniciem seus processos de recuperação.
Por meio dele, a secretaria já realizou plantios em áreas prioritárias de 91 municípios. São 5.500 hectares em processo de restauração, o que equivale a mais de 9 milhões de mudas (considerando o espaçamento padrão 2 m x 3 m, ou seja 1667 mudas por ha) plantadas ou 7.704 campos de futebol (o padrão Fifa estabelece o campo oficial com 7.140 m²).
O programa ainda conta, atualmente, com 17 projetos prontos para contratação de mais de 119 mil hectares disponíveis para receber projetos de restauração, utilizando-se de informações prestadas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Mais de 3.000 hectares disponíveis para restauração se encontram em Unidades de Conservação.
O secretário Ricardo Salles e Ricardo Cardim, criador do Florestas de Bolso, participaram do plantio
As 15 mil mudas de espécies nativas foram cedidas pelo Legado das Águas – Reserva Votorantim