
15/09/2017
atualizado: 16h30
foto: incêndio na Floresta Estadual de Assis (divulgação/SMA)
Dois novos incêndios tiverem início nessa sexta-feira (15/09). O primeiro, na Florestal Estadual de Assis, teve início por volta das 12 horas em um canavial da propriedade vizinha e se propagou em área de restauração de cerrado e plantio de eucalipto na unidade. No momento, Corpo de Bombeiros, funcionários do IF e da Usina de Cana Agroterenas (vizinha) estão em ação para controlar o fogo. Não há estimativa da área atingida.
O segundo novo incêndio ocorre na Floresta de Batatais, que teve início por volta das 10 horas, que já está parcialmente controlado. Foram mobilizados funcionários do IF, da Usina de Cana de Batatais e da Prefeitura de Batatais para a ação de combate ao fogo. Foram atingidos até o momento cerca de 10 hectares, em área de reflorestamento de Pinus
O Parque Estadual Juquery, em Franco da Rocha, continua o combate ao grande incêndio que assola os últimos fragmentos do bioma Cerrado na região Metropolitana de São Paulo. A situação é critica. A ação, neste quarto dia de combate às chamas, ganhou o reforço da Defesa Civil de Caieiras. Até o momento, foram queimados mais de 150 hectares.
No Parque Estadual Itapetinga, entre Bom Jesus dos Perdões e Atibaia, a situação foi controlada, mas as equipes continuam em alerta, monitorando as áreas, uma vez que o calor ainda é intenso e sem perspectivas de chuva para os próximos dias. O Parque já havia sido castigado por um grande incêndio na semana passada e a possibilidade de novos focos ainda não está descartada. A somatória dos dois incêndios resultou na perda de 260 hectares de vegetação nativa de Mata Atlântica na região.
O incêndio florestal no Parque Estadual Campos do Jordão, o incêndio estava controlado, mas um novo foco apareceu na tarde desta sexta-feira na Estrada dos Marmelos, próximo à região do Paiol. Funcionários da Unidade de Conservação atuam neste momento, para debelar novamente as chamas. Estima-se que uma área de aproximadamente 40 hectares dentro do PECJ já tenha sido queimada.
O incêndio que atingiu as unidades de Mogi-Guaçu desde o início da semana (13/9) está controlado. É possível ver alguma fumaça que é decorrente da biomassa seca que ainda está queimando. No momento os funcionários estão mobilizados em limpar os caminhos, manejar as árvores que oferecem risco e restaurar rede elétrica.
Parque Estadual Campos do Jordão (dia 15/09)
Prevenir é melhor que apagar
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Fundação Florestal pedem o apoio da população, no sentido de ajudar a prevenir novos focos. As principais ameaças que acabam por gerar grandes incêndios tanto florestais como campestres são práticas como: queimar lixo e usar fogo para limpeza de terrenos em áreas próximas à vegetação natural, jogar pontas de cigarro em rodovias e soltar balões.
As Unidades de Conservação da Fundação Florestal protegem os últimos fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado no Estado de São Paulo e toda a sua biodiversidade. Os incêndios causam grandes estragos nessas áreas. Muitos animais morrem ou perdem seu habitat e a vegetação leva décadas para se recompor.
E a população pode ajudar denunciando, já que muitos incêndios são criminosos. Então, denuncie junto a Polícia Militar. Ligue 190.
Outra opção é usar o app “Denúncia Ambiente”, disponível para smartphones gratuitamente.
Confira a nota anterior em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2017/09/14/atualizacao-sobre-os-incendios-florestais/