23/01/2018

Uma operação de desocupação de área invadida na região do M’Boi Mirim, zona sul da cidade de São Paulo foi realizada na última sexta-feira (19/01), no âmbito da Operação Integrada Defesa das Águas. Esta operação, integrada, com participação de vários órgãos do Estado e da Prefeitura de São Paulo, como a Polícia Militar Ambiental, a Coordenadoria de Fiscalização Ambiental e a Cetesb, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, e a Guarda Civil Metropolitana da Prefeitura, tem o objetivo de proteger, controlar e recuperar as áreas de interesse público, ambientais e especialmente as áreas de mananciais.

Na ação desta sexta-feira, a equipe da Prefeitura Regional de M’Boi Mirim, com apoio da Guarda Ambiental e dos demais órgãos efetuou o desfazimento (demolição) de pelo menos 100 pequenos barracos de madeira desabitados, em uma área localizada atrás do hospital municipal de M´Boi Mirim e próxima do Parque Ecológico do Guarapiranga e da represa de Guarapiranga. Conforme ressaltaram representantes da Polícia Militar Ambiental a ação foi pacífica e não houve retirada de famílias: “Procuramos preservar o direito humano e demos toda a orientação àqueles que nos procuraram com tal finalidade”.

A Operação Integrada Defesa das Águas mantém o monitoramento contínuo das áreas de mananciais utilizando imagens de satélite, drones e rondas ostensivas presenciais, visando uma pronta resposta assim que são verificadas novas ocupações ou intervenções irregulares. Outras ações de desocupação estão sendo agendadas pelos órgãos envolvidos.