16/03/2018

Texto e fotos: Dirceu Rodrigues
Revisão: Cris Leite

A Fundação Parque Zoológico de São Paulo comemorou, na sexta-feira (16/3), o aniversário de 60 anos de criação do Zoológico de São Paulo. Mais que isso, a instituição comemorou a reabertura para visitação do Zoo e do Zoo Safari e do vizinho Jardim Botânico, ambos fechados desde 23 de janeiro para ações de prevenção contra a febre amarela.

O diretor-presidente da Fundação Parque Zoológico de SP, Paulo Magalhães Bressan, deu as boas-vindas aos convidados. Entre eles, o secretário do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, o chefe de gabinete da SMA, Antonio Vagner Pereira, e o diretor do Instituto de Botânica, Luiz Mauro Barbosa.

Bressan garantiu que “estamos reabrindo o parque com segurança e alegria. Durante esses 52 dias, deixamos de receber os visitantes, mas continuamos a olhar para os nossos animais com o mesmo carinho e cuidado. Nesse período, acumulamos um prejuízo de R$ 6 milhões. Ontem, porém, ao reabrirmos as portas, nosso público respondeu com rapidez. Por volta do meio-dia havíamos registrado a presença de 250 visitantes. Nesse momento, o parque já está com muito mais visitantes. Isso tem um significado: o quanto o Zoo é querido pela população”.

Maurício Brusadin lembrou que a data especial é simbólica. “Não são só os 60 anos que estamos comemorando. É também a reabertura do zoológico após 52 dias. Para nós gestores, é superangustiante quando temos que tomar esse tipo de atitude, pois sabemos que a população tem o direito de se divertir. Agora, nós reabrimos o Zoo, o Zoo Safari e o Jardim Botânico. Esses lugares são seguros para quem está vacinado”.

Brusadin também lembrou a importância de instituições como o Botânico e o Zoológico para a preservação das espécies. “O trabalho técnico e científico desenvolvido aqui é a certeza de que estamos recuperando muitas das espécies ameaçadas de extinção. E nós do Sistema Ambiental Paulista temos um papel prioritário: resguardar a nossa fauna e ampliar nossos programas de proteção animal”.

Confira a programação especial de março

Linha do tempo: Exposição fotográfica sobre fatos históricos do Zoo
Diariamente, das 10h às 12h e 13h30 às 15h com presença de educador ambiental.
Local: Ao lado da loja de lembranças – Alameda Aves

Encontro Animal: Conheça a história dos animais mais velhos e mais novos do Zoo
Diariamente, com apresentações didáticas entre as 10h e às 15h
Locais: Recintos dos seguintes animais – pelicano, condor-andino, tigre-siberiano, hipopótamo, rinoceronte-branco, elefante-africano, mico-leão, flamingo-chileno e lobo-guará

Era uma Vez: Teatro de fantoches com a Turminha da Conservação contando “causos” que aconteceram no Zoo
Sábados e domingos, com sessões às 10h, 11h, 14h e 15h
Local: Espaço Na Trilha da Kinha – Alameda Urso

Especial em nossas Redes Sociais
Instagram: série de fotos e logomarcas comemorativas
Facebook: homenagem aos animais que fizeram história na Instituição
Youtube: lançamento de nova série para o canal e divulgação do vídeo Institucional 2018

Campanha “Vem comemorar no Zoo!”
Com entrada gratuita ao Zoológico para os aniversariantes do mês de março (somente na Bilheteria Principal).
Necessário apresentar documento com foto.