
02/04/2018
O município do Guarujá sediou na quarta-feira, 28/3, mais uma edição do Ambiente Móvel do Sistema Ambiental Paulista. A iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) objetiva discutir, encaminhar e sanar as pendências ambientais da região visitada. Participaram desta edição representantes dos municípios de todo o litoral paulista.
Em sua apresentação, o secretário Maurício Brusadin discorreu sobre temas que vem desenvolvendo em sua gestão, como o Programa Nascentes, os consórcios de municípios para a solução dos resíduos sólidos, o aquecimento global e a proteção da fauna. Sobre este último, Brusadin antecipou: “Amanhã, 29 de março, estaremos no Palácio dos Bandeirantes ao lado do governador Geraldo Alckmin para lançarmos um pacote de ações para proteção animal, envolvendo fauna silvestre e animais domésticos e domesticados, que somam mais de R$ 7 milhões. Uma das principais ações é a criação do Programa Ninhos. A ideia é otimizar e direcionar recursos para a execução de projetos voltados à proteção e manejo de fauna silvestre”.
Na sua primeira versão, as reuniões eram voltadas exclusivamente para prefeitos e interlocutores integrados ao Programa Município VerdeAzul (PMVA). Agora, com o Ambiente Móvel, toda sociedade é convidada a participar. Os órgãos que integram o Sistema Ambiental Paulista – Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA), Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), Fundação Florestal (FF), Instituto Florestal (IF), Instituto Geológico (IG), Fundação Zoológico (Zoo) e o Programa Município VerdeAzul (PMVA), mais a Polícia Ambiental – disponibilizam especialistas para atender a comunidade nas diversas questões ambientais.
Quem esteve na UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá, teve acesso a palestras, oficinas e workshops, com temas direcionados, por exemplo, para guarda responsável de animais, reaproveitamento de resíduos, fiscalização e proteção das áreas marinhas e fiscalização das áreas invadidas na Baixada Santista. Uma novidade no Ambiente Móvel Guarujá foi a sala do Projeto Verão no Clima criada especialmente para fornecer informações sobre o projeto e o Programa Praia Bandeira Azul.
1° Fórum Permanente dos Secretários de Meio Ambiente do Litoral
No período da tarde foi realizado o 1° Fórum Permanente dos Secretários de Meio Ambiente do Litoral. O encontro dessa primeira edição teve como pauta as Mudanças Climáticas. A iniciativa partiu do secretário de Meio Ambiente do Guarujá, Sidnei Aranha, após conversa com Maurício Brusadin e conta com total apoio da prefeitura do Guarujá e com a adesão dos secretários de Meio Ambiente de toda a região.
Brusadin destacou escolha do tema. “Os impactos causados pelas mudanças no clima são nítidos, principalmente nas áreas litorâneas. A elevação das marés e a erosão na região costeira são problemas que devem ser enfrentados”.
Texto: Cris Couto/Dirceu Rodrigues
Revisão: Cris Leite
Foto destaque: Dirceu Rodrigues
Matérias Relacionadas
Ambiente Móvel desembarca em Alvinlândia
Ambiente Móvel fecha agenda de 2017 em Itu
Plateia lotada no Ambiente Móvel em Presidente Prudente
Ambiente Móvel chega a Araçatuba