
07/07/2015
Quem gosta de aproveitar o tempo livre para ter mais contato com a natureza e praticar algum esporte de aventura, não precisa ir muito longe para encontrar os atrativos ideais.
O estado de São Paulo conta com inúmeros parques e áreas naturais perfeitas para a prática de atividades que fazem bem para o corpo e a alma.
Só não esqueça de antes entrar em contato com a unidade de conservação para se informar sobre normas, horários e prestadores de serviço credenciados.
Pratique aventura segura e confira aqui práticas de mínimo impacto.
1 – Rafting no Núcleo Santa Virgínia
A descida de rafting pelo rio Paraibuna, em meio à mata atlântica preservada no Núcleo Santa Virgínia, Parque Estadual da Serra do Mar, é considerada o “filé mignon” dessa modalidade no estado de São Paulo. A paisagem é de tirar o fôlego e as quedas dão “aquele” friozinho na barriga.
2 – Espeleoturismo no Vale do Ribeira
O estado de São Paulo tem a segunda maior concentração de cavernas do país. São mais de 700 cavernas, grande parte delas concentradas na região do Vale do Ribeira e Alto Paranapanema, nos parques estaduais de Intervales, Caverna do Diabo e PETAR.
Estamos em julho e esta é uma ótima época para visitar as cavernas (entre os meses de abril e novembro), devido à estabilidade do clima. Entre dezembro e março, as chuvas em excesso tornam o acesso a algumas cavernas mais difícil e algumas chegam a ficar fechadas para visitação.
3 – Escalada na Pedra do Baú
Localizado no município de São Bento do Sapucaí, o Monumento Natural da Pedra do Baú é um dos pontos paulistas preferidos por quem pratica escalada em rocha. No complexo, há vias com diferentes níveis de dificuldade. A recompensa para quem chega ao topo é a belíssima vista de 360 graus da região da Mantiqueira, trechos do Vale do Paraíba e sul de Minas Gerais.
4 – Pedal na Trilha da Cachoeira
O Parque Estadual de Campos do Jordão (mais conhecido como Horto Florestal) tem diversas opções de trilhas e uma das mais divertidas é a Trilha da Cachoeira, que pode ser percorrida de bicicleta. Todo margeado por araucárias, o trecho termina com uma sequência de três quedas-d’água.
5 – Trilha Piscinas da Lage – PE da Ilha do Cardoso
É preciso ter algum preparo físico para percorrer os 25 quilômetros da Trilha Piscinas da Laje, no Parque Estadual da Ilha do Cardoso. Entre os atrativos visitados: três poços para um banho refrescante, praias do Marujá e da Laje, um costão rochoso e a possibilidade de encontrar diversos animais em seu habitat natural (tatus, cotias, cachorros-do-mato, lagartos teiú, veados-mateiro, porcos-do-mato, e até mesmo pegadas de onça-parda). O passeio dura em média 8 horas e os visitantes devem seguir na companhia de monitores ambientais.
Matérias relacionadas
Cinco dicas de passeios para curtir as férias na capital
Parque Caverna do Diabo é opção de passeio para as férias