15/09/2015

Parque Estadual Carlos Botelho

Parque Estadual Carlos Botelho

Uma das sessões de discussão do seminário internacional que se realizará na próxima semana no anfiteatro da Secretaria do Meio Ambiente abordará o tema “Assegurando retornos positivos para os investimentos”. Na oportunidade, três especialistas apresentarão casos de sucesso relacionados a investimentos em infraestrutura verde para o enfrentamento de situações de escassez de recursos.

Todd Gartner, responsável pelo Programa de Alimento, Florestas e Água do World Resources Institute (WRI), é um dos palestrantes dessa sessão. Ele coordena o projeto “Infraestrutura Natural para a Água” do WRI, no qual em parcerias com governos e empresas trabalha-se no investimento em conservação e restauração de florestas, pântanos e outros ecossistemas, de forma a assegurar o abastecimento de água potável, reduzir os riscos de enchentes e obter outros benefícios sociais e econômicos.

Gartner tem formação acadêmica e ampla experiência nas áreas de Meio Ambiente, Silvicultura e Finanças e, em sua apresentação, abordará o tema “Do cinza ao verde: investindo em infraestrutura natural para o enfrentamento de desafios para a provisão de água, alimento e energia”.

Genevieve Bennett apresentará estudos de caso de investimentos em infraestrutura verde para cidades, com ênfase em custo-efetividade e gestão de riscos. A especialista é responsável pela área de mercado de serviços ambientais na Forest Trends, com trabalho focado em investimentos em serviços de bacias hidrográficas e acordos para a qualidade da água, infraestruturas verdes, metodologias de avaliação não-comerciais, gestão de bacias hidrográficas e compensação ambiental.

David Canassa, gerente de sustentabilidade da Votorantim Industrial, apresentará o “Legado das Águas – Reserva Votorantim”. A reserva, de caráter privado, é uma área de 31 mil hectares localizada do Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo, que visa proteger a biodiversidade, a água e demais recursos naturais em um dos mais importantes remanescentes de mata atlântica do Brasil.

A sessão contará ainda com a moderação de Miguel Calmon, gerente sênior do Programa de Conhecimentos, Ferramentas e Capacitação para a Restauração Florestal da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O evento

O Seminário Internacional “Unindo cidades e bacias hidrográficas para a segurança hídrica e a economia verde” (“Bridging cities and watersheds for water security and green economics”) é fruto de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), a Forest Trends, o World Resources Institute (WRI) e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O evento será realizado no dia 21 de setembro e reunirá lideranças de centros urbanos, gestores de recursos hídricos e especialistas em meio ambiente e hidrologia para compartilhar experiências de sucesso, modelos e ferramentas para a gestão de bacias hidrográficas e recursos hídricos.

Além da sessão apresentada neste texto, três outras sessões fazem parte da programação: “Economia Verde e Segurança Hídrica”, “Projeto e Monitoramento de Infraestrutura para Segurança Hídrica nas Cidades” e “Mecanismos Institucionais e de Governança para Unir Cidades e Bacias Hidrográficas”.

Serviço

Seminário Internacional “Unindo cidades e bacias hidrográficas para a segurança hídrica e a economia verde” (“Bridging cities and watersheds for water security and green economics”)

21/09/2015, das 8h30 às 18h

Anfiteatro Augusto Ruschi – Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo
Endereço: Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345, Alto de Pinheiros, São Paulo/SP

Inscrições neste link

 

Matérias relacionadas

Texto: Anna Karla Moura