
19/04/2018
Em outubro de 2017, a Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Resolução SMA nº 120/2017, constituiu um Grupo de Trabalho (GT) com a tarefa de elaborar propostas de modernização dos Institutos ligados ao Sistema Ambiental Paulista.
O GT é composto por representantes do Gabinete da Secretaria, do Instituto Florestal (IF), do Instituto de Botânica (IBt), do Instituto Geológico (IG), da Fundação Florestal (FF), da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE), da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), e da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).
De lá para cá, o GT se reuniu duas vezes, organizando os trabalhos por meio da formação de três subgrupos, que atuam paralelamente para atender às demandas consubstanciadas no artigo 2º da Resolução.
Mais duas reuniões estão agendadas para os dias 10 de maio e 14 de junho próximos, nas quais serão consolidadas e validadas as propostas elaboradas pelos subgrupos para a composição de relatório a ser entregue ao Secretário do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, visando ações de curto, médio e longo prazos.
Os resultados dos trabalhos, além de buscar o fortalecimento dos Institutos por meio da ampliação da capacidade científica e tecnológica, da qualificação do corpo funcional e do alinhamento das pesquisas com as políticas públicas paulistas e com as demandas da sociedade, servirão para consolidar projetos a serem apresentados aos futuros gestores da Administração Pública estadual.
Texto e fotos: Dirceu Rodrigues