23/04/2018

A parceria entre a Coordenadoria de Educação Ambiental e a ONG EcoFalante vai promover mais uma exibição dentro do projeto da mostra de cinema apresentada todos os meses na Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Dia 26 de abril próximo será a vez do filme austríaco Espólio da Terra, dirigido por Kurt Langbein e realizado em 2015.

Premiado no Festival Internacional de Documentário de Amsterdam e Festival Internacional Ambiental de Paris, entre outros, o filme mostra que as terras cultiváveis estão cada vez mais raras e escassas provocando, entre outras consequências, o aumento do preço dos alimentos e a expulsão dos agricultores de seus locais de origem.

Segundo o documentário, a crise financeira de 2008 levou o capital financeiro global a redescobrir o segmento de negócios representado pelas terras cultiváveis em todo o mundo. No filme, os investidores defendem a possibilidade da prática de uma economia saudável, garantindo o fornecimento de alimentos e de prosperidade para todos. Os pequenos agricultores, porém, denunciam a exploração que a prática envolve, como o despejo de suas terras, o trabalho escravo e a perda da base econômica para os produtores locais de alimentos.

Com 91 minutos de duração, o documentário Espólio da Terra será exibido nesta quinta-feira, com início marcado para 9h30 horas, no auditório Augusto Ruschi. Depois da exibição, será realizado debate com o público presente e especialistas convidados. A entrada é franca e a mostra é aberta para funcionários do sistema ambiental e outros interessados.