21/06/2018

Parque da Água Branca

5º Grande Arraiá do Espaço de Leitura
Dia 24/6 – das 14h às 19h
A tradicional Festa Junina do Espaço de Leitura traz ao público brincadeiras típicas, música ao vivo para dançar os ritmos tradicionais da Cia. Cabelo de Maria, quadrilha aberta, contação de histórias e lambe-lambe. Para festejar, dançar e brincar! Os participantes ganham de prenda livros infantis da Editora Peirópolis.  O 5º Grande Arraiá acontece neste domingo, 24 de junho, das 14h às 19h, no Espaço de Leitura, que fica no Parque da Água Branca.

Brincadeiras Juninas
Das 14h às 16h30
Com equipe do Espaço de Leitura
Participe das brincadeiras típicas das festas juninas: pescaria, cadeia, argolas, dança da laranja, corrida do ovo, entre outras. A prenda é um livro da Editora Peirópolis!

Lambe-lambe
Das 14h às 16h30
Com Paulo Savala
Em um estúdio ao ar livre com ambientação de festa junina, os interessados podem fazer uma foto que receberá tratamento para ficar com aspecto de uma imagem antiga.

Narração de histórias – Arraial dos Causos
Das 15h às 16h
Com Cia. Arte Negus
Anarriê! Ê boi! A Cia. Arte Negus apresenta narração de causos e histórias autorais que se passam ou são inspiradas nas festas juninas. As narrativas mostram diferentes faces dessa festa, contando histórias, realizando brincadeiras de palavras, apresentando cordéis, rimas e cantigas.

Quadrilha aberta
Das 16h30 às 17h30
Com equipe e públicos do Espaço de Leitura
A quadrilha junina, matuta ou caipira é uma dança típica das festas juninas. É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França e da Inglaterra. Foi introduzida no Rio de Janeiro pelos membros da elite imperial por volta dos anos 1820. A quadrilha era a dança preferida para abrir os bailes da corte. Com o passar do tempo, foi saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares e sua coreografia aristocrática ganhou novas características e nomes regionais.

Grande baile – São João do Carneirinho
Das 17h30 às 18h30
Com Cia Cabelo de Maria
São João do Carneirinho é um espetáculo bastante interativo e o próprio repertório já se encarrega de colocar movimentos nos quadris da plateia. O grupo faz uma celebração do período junino, quando se agradecem as colheitas realizadas e se acendem as fogueiras fazendo pedidos para o próximo ano. Coco, xote, baião, marchinhas, formam a riqueza e a variedade de ritmos deste grande baile. Uma homenagem a Luiz Gonzaga, o eterno rei do baião, que completa este ano o seu centenário de nascimento e que tantas canções de São João compôs.

Espaço de Leitura
De terça-feira a domingo, das 9h às 18h
Parque da Água Branca – Rua Ministro Godói, 180, Perdizes

Parque Villa-Lobos

Sábado Incrível
Dia 23/06 – das 10h às 16h
Parque Villa-Lobos – Esplanada
Trata-se de uma ação do filme “Os incríveis 2” que consiste em emprestar bicicletas customizadas para um percurso irado no parque.

Brincando no Parque
Dia 23 e 24/06 – das 9h às 19h
Parque Villa-Lobos – Esplanada
Um evento com muita diversão com distribuição de pirulitos, bexigas customizadas, além de pintura no rosto e brinquedos infláveis.

Parque Villa-Lobos
Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001
Telefone (11) 2683.6300
Horário de Funcionamento: 5h30 às 19 horas
Entrada franca

Parque Candido Portinari

Corrida e Caminhada de Inverno
Dia 24/06 – das 7h às 13h
Parque Portinari – Pista de Caminhada
Trata-se de uma ação esportiva de inclusão social e solidária. A missão é de arrecadar cobertores novos para crianças com câncer e seus familiares.

Parque Candido Portinari
Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001
Telefone (11) 2683.6300
Horário de Funcionamento: 5h30 às 19 horas
Entrada franca