22/06/2018

A Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo (SMA) foi reconduzida para um novo mandato no cargo de vice-presidente para as Américas da Rede Global de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável (nrg4SD, na sigla em Inglês). Criada em 2002, a nrg4SD é uma organização de âmbito mundial que representa governos regionais, subnacionais e estaduais nas agendas internacionais da ONU e das COPs nas questões sobre mudanças climáticas, biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

A indicação ocorreu na assembleia geral da entidade, realizada nos dias 19 e 20 de junho, em Cuenca, no Equador, na qual a atual secretária geral, Natalia Veras, também foi reconduzida ao cargo.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, representado na reunião pela assessora internacional Jussara de Lima Carvalho, lembrou em carta compromisso dirigida aos participantes da assembleia que São Paulo teve sempre uma participação efetiva na Rede de Governos Regionais, desde a sua criação, exercendo a função de presidente para a América do Sul no período de 2003-2006 e a de vice-presidente para as Américas nos últimos três anos.

Ressaltou, ainda, que o crescente reconhecimento do posicionamento dos governos regionais pela Convenção do Clima e da Convenção da Biodiversidade, além da própria ONU, é resultado do trabalho da Rede de Governos Regionais. “Ainda assim temos muito a percorrer dentro de nossos próprios países e, especialmente, de nossas próprias regiões”, acrescentou.

Com essa finalidade, a SMA mantém agendas em consonância com a Rede de Governos Regionais, com foco em Mudanças Climáticas, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Biodiversidade. Desta maneira, desenvolve ações para, entre outros objetivos, o atendimento às Metas de Aichi, erradicação da pobreza, promoção de vida digna a todos, água potável, saneamento e redução das emissões veiculares para alcançar padrões semelhantes aos europeus e americanos.

A mensagem dirigida aos dirigentes da Rede de Governos Regionais enfatiza o protagonismo de São Paulo envolvendo os diversos segmentos da sociedade. Anunciou a pretensão de participar, em 2018, das COPs de Biodiversidade, em novembro, e de Mudanças Climáticas, em dezembro, incentivando uma grande participação dos governos regionais, formando uma coalizão para captação de recursos.

“Com todo esse histórico de comprometimento, São Paulo reafirma seu desejo de continuar à frente da vice-presidência para as Américas. O desafio de trabalhar numa área tão extensa quanto o continente americano, é por si só imenso, mas, por outro lado, traz também um grande potencial de crescimento da rede, aglutinando novos membros, trabalhando em agendas temáticas com avanços nas agendas globais”, destaca a carta compromisso.

Ao final, coloca à disposição dos governos regionais os conhecimentos e a experiência do Governo de São Paulo em questões relacionadas às mudanças climáticas e biodiversidade de forma integrada, como gestão de APAs marinhas, gestão de áreas protegidas, conectividade da paisagem e outras. “São Paulo é centro de referência em muitas áreas temáticas, e nos colocamos à disposição da Rede de Governos Regionais para compartilhamento, visando a construção de parcerias.”

Após a reunião da Rede de Governos Regionais, Jussara Lima Carvalho, continua em Cuenca, para participar da Conferência Internacional sobre Biodiversidade que irá tratar do tema “Territórios Biodiversos e de Direitos”. Este encontro reúne quase mil representantes de diversos países para tratar de questões ligadas principalmente à biodiversidade e direitos.