04/07/2018

O auditório da Biblioteca de São Paulo, na Zona Norte de São Paulo, recebeu na quarta-feira, 4/6, os secretários em exercício Eduardo Trani, do Meio Ambiente, e Romildo Campello, da Cultura, para o lançamento da campanha #somosprimatas e a assinatura das resoluções criando os projetos SP Cultura no Parque e SP Circo no Parque.

O objetivo das ações culturais das duas pastas é a valorização de apresentações culturais, artísticas e circenses em espaços públicos, aproximando artistas e usuários dos parques da capital. A SMA cederá os espaços dos parques urbanos sob sua administração e a Secretaria da Cultura ficará com o encargo de credenciar artistas interessados em se apresentar nesses espaços. Estarão abertas inscrições para: circo, teatro, dança, música, manifestações folclóricas e da cultura popular, música, dança, literatura e poesia, lutas de exibição, inclusive capoeira, artes visuais e produção de artesanato.

Sobre as resoluções assinadas, Romildo Campello falou sobre a importância da união das duas secretarias para a ocupação dos parques estaduais pelos artistas de rua e de circo. “Nós buscamos na Secretaria da Cultura a construção de um novo espaço para a diversidade das formas de expressão dos nossos artistas. Ninguém é igual. Eles não são artistas de rua. São artistas que vão para as ruas, que optaram por esse caminho. Por isso, procuramos a Secretaria do Meio Ambiente para colocar essa resolução no papel. A partir da agora, os nossos parques também serão dos nossos artistas que levarão para o público que frequenta esses espaços uma nova opção de lazer e cultura”.

Eduardo Trani discorreu sobre a campanha #somosprimatas, criada pela SMA com o objetivo de sensibilizar e educar a população para um novo olhar para os primatas paulistas. “A ideia surgiu após o surto de febre amarela no final de 2017 ter exterminado uma quantidade significativa de primatas que habitam as florestas do Estado. O foco da campanha são 10 espécies paulistas seriamente ameaçadas: Muriqui-do-sul, Bugio-ruivo, Mico-leão-preto, Mico-leão-da-cara-preta, Macaco-prego, Bugio-preto, Sauá ou Guigó, Sagui-da-serra-escuro, Sagui-de-tufos-pretos”.

Trani também apresentou uma das peças da campanha, o Guia de Observação de Primatas de São Paulo, ilustrado com os primatas que podem ser avistados nas Unidades de Conservação gerenciadas pela Fundação Florestal. Apresentou ainda a segunda edição do Passaporte Trilhas de São Paulo, com informações atualizadas sobre as trilhas nos parques do estado, com o objetivo de incentivar o turismo sustentável e de aventura.

O evento terminou com a apresentação musical da cantora Aidée Cristina e seu grupo BaseRegional. No repertório, clássicos do cancioneiro nacional com canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Alceu Valença, entre outros. Uma apresentação para se alegrar e dançar.

Texto e fotos: Dirceu Rodrigues

Eduardo Trani e Romildo Campello