
19/07/2018
O secretário do Meio Ambiente Eduardo Trani e o diretor-presidente da CETESB Carlos Roberto dos Santos visitaram, no dia 16/7, a 50ª Feira Internacional de Moda em Calçados e Acessórios – FRANCAL 2018, realizada no Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo. Durante a visita, foi assinado um protocolo ambiental com o Sindicato da Indústria de Calçado de Franca (SINDIFRANCA).
O objetivo do protocolo é estabelecer procedimento voltado ao gerenciamento dos resíduos calçadistas gerados pelas indústrias sediadas do município de Franca, contemplando redução, acondicionamento, armazenamento, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos, transporte com rastreabilidade, destinação e disposição final ambientalmente correta.
O Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Calçadistas (GIRC) possibilitará caracterizar, gerenciar e rastrear os resíduos dos associados e, também, gerenciar o transporte e a destinação final adequada das indústrias associadas. As informações serão disponibilizadas online à CETESB, fato que facilitará na fiscalização e no licenciamento. Inicialmente, serão atendidas as indústrias de calçados associadas no centro calçadista de Franca e, na sequência, deverá ser implantado em Jaú e Birigui.
Para o secretário Eduardo Trani, “esta é uma ação absolutamente inovadora, exemplar e que aponta para aquilo que nós esperamos da política pública do Estado. Hoje, nós nos orientamos por uma política pública de conciliação e de convergência. Congratulo com vocês do setor calçadista a importância dessa iniciativa. No Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) temos uma pauta de desenvolvimento que é mostrar aquelas iniciativas que vão dar resultados para que o país saia daquela dicotomia entre crescer e preservar. Preservar o meio ambiente e crescer tem que ser uma equação que olhe tudo. É o que faz a CETESB, como órgão ambiental de controle, e a Secretaria, como órgão do fomento e desenvolvimento”.
O diretor-presidente da CETESB Carlos Roberto dos Santos também disse que “esse protocolo é um marco importante para a relação, sob o ponto de vista ambiental, do setor público com o privado. É importante porque o setor abre suas portas para que seja averiguado e seja facilitada a gestão dos resíduos. Com essa facilidade também ambas as partes ganham confiança e, consequentemente, a facilidade do licenciamento”.
Representando o setor, assinaram o protocolo José Carlos Brigagão do Couto, presidente SINDIFRANCA; e Samir Nakad, coordenador do Comitê Cadeia Produtiva do COMCOURO.
FRANCAL
A FRANCAL – uma das mais antigas feiras do Brasil – é a plataforma oficial de lançamento da estação primavera-verão e atrai anualmente milhares de visitantes de todo mundo. Os mais arrojados lançamentos, apresentados nos quatro dias de Feira, transformam o evento em palco de grandes negócios entre a indústria brasileira e o varejo nacional, incluindo compradores internacionais de todos os continentes.
A FRANCAL se destaca por ser o grande encontro anual que reúne entidades setoriais, indústria, varejo, importadores, representantes de classe, autoridades governamentais e demais esferas públicas fundamentais às demandas, conquistas e benefícios a todo setor coureiro-calçadista brasileiro.
A feira é reconhecida internacionalmente por sua característica de geração de negócios e pela qualidade e design dos produtos apresentados, a FRANCAL coloca o Brasil como um influente parceiro comercial e entre os grandes players do mercado global.