
30/10/2018
Representantes de vários órgãos do Sistema Ambiental Paulista estiveram reunidos na sexta-feira, dia 26, na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, para discutir programas e projetos que irão compor a participação do Estado de São Paulo na 14ª reunião da Conferência das Partes (COP 14) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), a ser realizada de 17 a 29 de novembro, em Sharm El-Sheikh, no Egito.
Denominado “I Seminário Internacional: o Estado de São Paulo e o Planejamento Pós-2020 da CDB”, a abertura do encontro, realizado na sala do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente Eduardo Trani, do presidente da Fundação Florestal Gerd Sparovek, da secretária executiva da nrg4SD Natália Vera, do secretário executivo do ICLEI – América do Sul Rodrigo Perpétuo e da chefe da assessoria internacional da SMA Jussara de Lima, além de representantes dos demais órgãos do Sistema Ambiental Paulista.
Na abertura dos trabalhos, o secretário Eduardo Trani elencou as contribuições de São Paulo, como o Programa Nascentes, Etanol Verde e as ações de integração do Grupo Técnico da Biodiversidade, entre outros programas e projetos, que serão apresentados durante a COP 14 e, posteriormente, a COP 24 na Polônia. São Paulo tem demonstrado grande protagonismo na área da proteção à biodiversidade e mudanças do clima e participação ativa por meio da rede de governos regionais (nrg4SD) junto à Convenção da Biodiversidade e ao Ministério do Meio Ambiente.
O encontro também serviu para afinar a contribuição paulista para o roadmap 2020, das Metas de Aichi. Como o nome sugere, é uma espécie de mapa ou uma poderosa ferramenta visual e descritiva que apontará como será o produto ou projeto a cada período de sua evolução, para alcançar as metas estabelecidas na 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-10), realizada na cidade de Nagoya, Província de Aichi, Japão, quando foi aprovado o Plano Estratégico para a Biodiversidade para o período de 2011 a 2020.
As discussões e apresentações dos programas e projetos transcorreram durante todo o dia, com participações marcantes de representantes da Fundação Florestal, Instituto Florestal, ICLEI, Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE), da WRI Brasil – World Resources Institute, entre outros.
Texto: Renato Carneiro
Foto: José Jorge