
14/11/2018
O projeto Conexão Mata Atlântica, para recuperação e preservação da vegetação nativa em zonas prioritárias do Corredor Sudeste da Mata Atlântica brasileira, está com quatro editais vigentes para Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) na modalidade Uso Múltiplo e Proteção, Certificação e fomento à Cadeia de Valor Sustentável.
As ferramentas visam ao aumento da produtividade de forma sustentável e beneficiam diretamente a renda do produtor, sendo um estímulo financeiro para a conservação do meio ambiente.
O manejo e uso do solo adequados, feito por meio de boas práticas agropecuárias, resultam em Pagamento por Serviços Ambientais. O processo de produção mais adequado ambiental e socialmente pode levar o produtor a ter seus produtos Certificados, alcançando preços de venda diferenciados. Além disso, o projeto apoia cadeias de produtos e serviços que usem e favoreçam espécies nativas da Mata Atlântica, inserindo o produtor e sua produção em uma Cadeia de Valor Sustentável.
Os produtores podem ter acesso a essas três ferramentas, Pagamento por Serviços Ambientais, Certificação, Cadeia de Valor Sustentável, simultaneamente. A ferramenta de Certificação propiciará o pagamento da certificadora e a Cadeia de Valor Sustentável a aquisição de bens e serviços e acesso ao mercado. O projeto prevê ainda assistência técnica às propriedades. Acesse os editais e participe! https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/conexao
Prazo e abrangência dos editais:
PSA Uso Múltiplo (edital 006/2018): prazo final para entrega dos documentos: 21/12/2018.
Abrangência: Peruíbe (parcial), Pedro de Toledo (parcial), Itariri (parcial) e Miracatu (parcial), São Luiz do Paraitinga (exceto área no interior do PESM), Zona de Amortecimento do Núcleo Santa Virgínia do PESM em Natividade da Serra, APA de São Francisco Xavier em São José dos Campos, Zona de Amortecimento da Estação Ecológica de Bananal em Bananal e Zona de Amortecimento do Núcleo Itariru do PESM.
PSA Proteção (edital 007/2018): prazo final para entrega dos documentos 10/12/2018
Abrangência: Areias e Silveiras, na Bacia do Rio Paraíba do Sul
Cadeia de Valor Sustentável (edital 001/2018): prazo final para entrega dos documentos: 15/02/2019.
Abrangência: Distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos, parte de Bananal, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga e Zona de Amortecimento do Núcleo Itariru do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), abrangendo parte dos municípios de Miracatu, Pedro de Toledo, Itariri e Peruíbe
Certificação (edital 002/2018): prazo final para entrega dos documentos: 15/03/2019.
Abrangência: Distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos, parte de Bananal, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga e Zona de Amortecimento do Núcleo Itariru (ZA NITA) do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), abrangendo parte dos municípios de Miracatu, Pedro de Toledo, Itariri, Peruíbe.
Texto: Luciana Reis, com informações do Projeto Conexão Mata Atlântica
Revisão: Cris Leite
Foto: divulgação (núcleo Itariru)