
26/11/2018
Estratégias de doze governos locais foram debatidas em evento paralelo à COP
A implementação das metas pela inovação, cooperação e colaboração
Na segunda-feira, 26 de novembro, a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) encerrou sua participação na COP 14 em Sharm El Sheik, no Egito. Paul Dale, da assessoria internacional da SMA, marcou presença na mesa Plataforma de Aprendizagem R4BLP Regions for Biodiversity Learning Platform, sobre os resultados desse ambiente colaborativo nos últimos dois anos. Foram apresentadas as atividades realizadas para implementar as metas da Convenção de Diversidade Biológica (CBDs) e de Aichi (ABTs) no âmbito estadual de 12 diferentes governos, com especial destaque para o relatório “Desafios globais, solução regionais”. Em um segundo momento, na pauta dos debates, os desafios comuns para implementação das metas, com a busca por uma solução coletiva.
Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Metas do Desenvolvimento Sustentável
Diante do cenário apresentado pelo Global Biodiversity Outlook 4, que demonstrou que o atual progresso para atingir as metas de Aichi e o Plano Estratégico para a Biodiversidade 2011-2020 não serão suficientes para sua implementação, o painel propôs a adoção da Agenda e Metas do Desenvolvimento Sustentável para 2030 como um novo projeto comum.
Na mesa realizada no dia 25, São Paulo, ao lado de diversos governos locais, expôs sua experiência e ferramentas na integração e sistematização de serviços e políticas públicas em diferentes níveis governamentais, em agendas como uso mais eficiente da terra, água, energia e materiais, bem como gerar as mudanças necessárias nos modelos de desenvolvimento, tentativas de parceria com o setor privado e a incorporação do conhecimento tradicional nas políticas adotadas.
Convênio Global Youth Biodiversity Network (GYBN)
O secretário do Meio Ambiente e o diretor executivo da Fundação Florestal assinaram convênio com a Global Youth Biodiversity Network (GYBN) na tarde do sábado, dia 24, para a realização de um workshop no Núcleo Picinguaba do Parque Estadual Serra do Mar. O workshop será em 2019 com a finalidade de viabilizar ampla divulgação das Unidades de Conservação Paulistas pela GYBN.
A iniciativa está amparada na Agenda 21 e na decisão XI/8 da COP para a realização de um fórum adequado para o debate entre jovens de todo o mundo acerca da importância de sua atuação para a efetiva proteção da biodiversidade. O encontro também dará visibilidade às Unidades de Conservação Paulistas, cujos atrativos turísticos e belezas naturais serão difundidos mundialmente por meio da GYBN.
Workshop “Biodiversity Law & Governance Day 2018”
A dra. Jéssica de Carvalho Hipólito apresentou, na sexta-feira, 23, o trabalho “The Protected Areas and the Importance of the Biodiversity Protection”, onde tratou os programas desenvolvidos pelo Estado de São Paulo para apoio e incentivo às RPPNs, dos resultados a partir da implementação dos projetos e, por fim, da correlação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e com as Metas de Aichi.
Ainda sobre o workshop, uma palestra no âmbito do curso “Direito Ambiental e aspectos da Regularização Fundiária”, ministrado pela Escola Superior da PGE em parceria com a Universidade de São Paulo, em projeto coordenado pela professora Patrícia Faga Iglecias Lemos.
A palestra foi acompanhada pelo secretário Eduardo Trani, por Rodrigo Levkovicz e Paul Dale.