
29/11/2018
O secretário adjunto de Meio Ambiente, Marcelo Donnabella Bastos Elias, na abertura do Fórum “Setorial de Meio Ambiente”, realizado hoje (29/11), na unidade Lapa do SENAC, na capital, falou sobre o papel do governo do Estado de São Paulo e da Secretaria do Meio Ambiente no setor público.
Segundo Donnabela Bastos, a temática ambiental deve ser transversal no Estado, além de ter uma secretaria fazendo a gestão dos assuntos da Pasta. Segundo ele, os órgãos públicos devem estar atentos às compras públicas sustentáveis, “pois o Estado tem um grande poder de compra”.
A Secretaria do Meio Ambiente (SMA) tem um papel fundamental no setor público, com sua estrutura, tanto nas áreas técnicas, como análise de risco e de emissão de licenças, monitoramento da qualidade do ar e água, entre outras; como também nas áreas de planejamento, como a elaboração do zoneamento ecológico-econômico e a consolidação dos dados ambientais no Relatório de Qualidade Ambiental. Ainda conta com ações de mobilização, como a educação no ensino formal, com a Secretaria de Educação, ou informal, com outros meios; fomento aos municípios; o Programa Município Verde-Azul com fomento aos municípios nas políticas públicas municipais.
A SMA ainda atua em gestão de unidades de conservação, também na gestão administrativa, como acompanhamento de importantes contratos de financiamento com Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, GEE – Global Environment Fund.
O Fórum “Setorial de Meio Ambiente”, organizado pelo SENAC, teve o objetivo discutir a empregabilidade, o reconhecimento do profissional de meio ambiente, seu papel profissional nas empresas e as atribuições concedidas, bem como apontar tendências, inovações e tecnologias que podem interferir no modo de fazer ou gerar novo fazeres no contexto do segmento.
Texto e fotos: Rose F.