A tecnologia também está a serviço da recuperação e preservação da vegetação nativa em zonas prioritárias do Corredor Sudeste da Mata Atlântica brasileira. O Projeto Conexão Mata Atlântica desenvolveu, junto com a Imagem, empresa parceira, um aplicativo para auxiliar a coleta de dados para diagnóstico das propriedades/produtores beneficiários do projeto.

Para aproveitar todas as funções da ferramenta, 15 pessoas, entre técnicos da Fundação Florestal e da Secretaria do Meio Ambiente, que acompanham o projeto, e extensionistas contratados, participaram de um treinamento para o uso do aplicativo, em 19 de dezembro, em São José dos Campos.

O aplicativo proporciona mais agilidade à coleta de dados dos produtores e maior segurança no armazenamento dessas informações. A ferramenta servirá também de base para o gerenciamento do projeto no Estado de São Paulo.

Uma nova fase de treinamento está prevista para janeiro de 2019. A ideia é desenvolver um ambiente interno colaborativo para uso dos dados coletados, sendo que parte dessas informações será disponibilizada ao público. E em breve haverá um mapa no site do Projeto Conexão com essas informações abertas.