24/01/2018

Texto: Dirceu Rodrigues – Foto: Pedro Calado

Na terça-feira (23/1), o secretário do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, recebeu em seu gabinete uma comitiva da Universidade de São Paulo (USP) para a assinatura de dois protocolos de intenções, celebrados pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, e pela USP.

Compareceram à cerimônia o reitor Marco Antonio Zago, que deixa o cargo neste final de janeiro; Vahan Agopyan, o vice-reitor, que assumirá a reitoria em seu lugar; José Roberto Piqueira, diretor da Escola Politécnica; e Patrícia Faga Iglecias Lemos, superintendente de Gestão Ambiental.

Ao dar as boas-vindas à comitiva, o secretário Maurício Brusadin lembrou o que disse em sua posse, em agosto de 2017: “Não é possível que uma secretaria como a nossa não faça aliança com a ciência. Temos grandes universidades que têm produção e conhecimento gigantescos. Temos que deixar claro que é a ciência que pautará nossas decisões. Estes dois protocolos que hoje assinamos é mais um passo para a união de nossas entidades. Espero que venham outras”.

O reitor Marco Antonio Zago lembrou que é importante que a educação hoje inclua em seu currículo todos os aspectos relativos à proteção do meio ambiente e à sustentabilidade. “Uma educação diferente daquela que, antes, a universidade dava e planejava. Porque o mundo mudou. Ao lado disso, a universidade tem que participar da vida da comunidade, das cidades, das formas mais variadas”.

O primeiro protocolo assinado pelas duas entidades tem por objeto a conjugação de esforços para viabilizar a avaliação das gestões ambientais pelos municípios paulistas, por meio de indicadores de sustentabilidade, no âmbito do Programa Município VerdeAzul (PMVA) da SMA. Ficou acordado que as duas entidades definirão de comum acordo um Plano de Trabalho que servirá como base para o desenvolvimento das atividades de colaboração mútua.

Esse plano será estabelecido para a execução da capacitação dos interlocutores, pelo PMVA, no tocante aos indicadores presentes na Diretiva Município Sustentável (MS). A USP apoiará na interpretação dos dados contribuindo para o seu aperfeiçoamento, além de dar apoio técnico na estruturação e na aplicação dos indicadores de sustentabilidade, particularmente os alinhados com a normalização técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da International Organization for Standardazation (ISO).

O segundo protocolo tem por objetivo estabelecer cooperação entre a SMA e a USP para conjugação de esforços de forma a auxiliar na implementação de diferentes tipos de projetos e iniciativas que permitam o avanço das discussões, debates, transferência de conhecimento e ações colaborativas relacionados com a agenda do Programa Cidades do Pacto Global da ONU e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os participantes desse protocolo definirão um Plano de Trabalho que instruirá o futuro convênio e servirá como base para o desenvolvimento das atividades de colaboração mútua. Esse Plano de Trabalho será estabelecido levando em conta a Agenda ONU 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definindo-se pela SMA e pelo Escritório Regional do Pacto Global da ONU projetos prioritários, com análise, proposição e implantação de projetos de relevante interesse social.

O secretário Maurício Brusadin e o reitor da USP Marco Antonio Zago na assinatura dos protocolos