
05/04/2018
O Sistema Ambiental Paulista ajudou a compor a prateleira de produtos turísticos no stand do Governo do Estado de São Paulo durante a World Travel Market (WTM) Latin America, realizada de 3 a 5 de março no Expo Center Norte. O stand de 170 m2 reuniu as Secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico com o objetivo de divulgar o turismo paulista para um público de cerca de 10 mil profissionais do setor e 600 expositores presentes nesta edição.
Quem visitou o stand pode comprovar que São Paulo é Um estado, muitos destinos – lema escolhido pelo Governo de São Paulo para marcar a diversidade do segmento no estado de São Paulo. No espaço reservado para a Secretaria do Meio Ambiente, a Fundação Florestal, o Instituto de Botânica e a Coordenadoria de Parques Urbanos fizeram a sua parte: apresentaram as trilhas das Unidades de Conservação, a beleza do Jardim Botânico e as atividades dos 12 parques urbanos da capital de São Paulo.
O secretário Maurício Brusadin visitou a WTM e falou sobre a importância da participação do Sistema Ambiental neste tipo de evento. “Nosso objeto principal aqui é divulgar as nossas Unidades de Conservação. Quando levamos o turista para dentro delas, estamos propiciando educação ambiental e a garantia de que essa atividade irá gerar renda para a comunidade local”.
Durante sua passagem pela feira, Brusadin se encontrou com Santiago Cano, diretor do Instituto de Formación Superior em Turismo, de Buenos Aires, um dos organizadores da FIT América Latina 2018, que acontecerá na capital Argentina em setembro deste ano. Cano quer divulgar no evento portenho as Unidades de Conservação do Estado de São Paulo.
Além de conhecer a diversidade o turismo paulista, o stand de SP ofereceu ao visitante delícias gastronômicas de diversas regiões do estado, como o café gourmet de Espírito Santo do Pinhal, o tradicional sanduíche de mortadela, além de sucos de uva, vinhos, cachaças, chocolates da região de São Roque, Itu, Santana de Parnaíba, entre outros municípios.
A WTM Latin America é o principal evento mundial para a indústria de turismo e viagens. Desde o lançamento, em 2013, forneceu investimentos substanciais e suporte para garantir que seus clientes tenham uma plataforma para construir seus negócios na América Latina e em todo o mundo. Ao todo, foram cerca de US$ 2 bilhões em novos negócios no setor de turismo, incluindo mais de US$ 374 milhões no evento em 2017.
Em 2018, a WTM levou para Expo Center Norte conhecimento, conteúdo, história, estudo de mercados, escuta de demandas e sugestões dos expositores e visitantes, além de temas relevantes para o “turismo responsável” e o “turismo corporativo”, com entidades e parceiros de peso, lado a lado.
Texto e fotos: Dirceu Rodrigues

Santiago Cano apresenta para Maurício Brusadin e Daniela Midori Kaneshiro a FIT 2018

Maurício Brusadin com Daniela Midori Kaneshiro, organizadora do balcão do Sistema Ambiental Paulista