
22/05/2018
O secretário Maurício Brusadin, representando o Governo do Estado de São Paulo, participou da 9ª Cúpula dos Líderes Regionais (9th Regional Leaders Summit): “Transição de Energia: Rumo a uma Economia de Baixo Carbono”, em Quebec, no Canadá, ocorrida entre os dias 16 e 18 de maio.
Ao final do encontro o secretário assinou uma Declaração Final Conjunta com os Líderes Regionais (RLS) compostos por sete governos estados: Baviera (Alemanha), Geórgia (EUA), Quebec (Canadá), São Paulo (Brasil), Shandong (China), Alta Áustria (Áustria) e Cabo Ocidental (África do Sul) se comprometendo a trabalhar juntos em projetos para ampliar as relações comerciais e institucionais com o objetivo da transição para uma economia de baixo carbono.
Proposta do Estado de São Paulo
Em sua apresentação, o secretário de Meio Ambiente destacou o trabalho que o Estado de São Paulo vem desenvolvendo em diferentes temas com foco no desenvolvimento sustentável: educação, juventude, saúde, alimentação, energia, inovação, digitalização, eficiência de recursos e política climática, entre outros.
Ele destacou a importância do papel dos líderes regionais na 6ª Cúpula Mundial de Estados e Regiões, em 2012, realizada em São Paulo, “Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável do Estado”, com 40 metas a serem cumpridas até 2020. Segundo ele, essas metas convergem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assinado por todos os países membros da ONU.
Nesse sentido, segundo Brusadin, o perfil econômico de São Paulo está alinhado com a sustentabilidade ambiental; em 2016, a participação das energias renováveis na matriz energética paulista atingiu a marca de 61%.
Trata-se de um esforço subnacional, tendo como foco o combate à miséria; a ampliação do saneamento básico, aumento da participação de energias renováveis, no consumo final de energia, em São Paulo, para 69%; atingir 20% do território paulista com cobertura vegetal e reduzir 20% da emissão de dióxido de carbono, tendo por base o ano de 2005. “Sem isso, não apenas o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas está em jogo, mas a sobrevivência da humanidade”, advertiu.
Ele afirmou que o Estado de São Paulo concentra boa parte dos esforços de pesquisa no Brasil de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, por meio da FAPESP, que inclusive tem participação ativa no Regional Leaders Summit.
“Temos que trabalhar com ainda mais colaboração e união, alinhando nossos projetos e ações, para garantir a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em nossas regiões”. “Em nosso diálogo político, São Paulo considera todas as opções à mesa. Através dos líderes regionais, certamente encontraremos o melhor e faremos isso acontecer”, com estas palavras, o secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo encerrou a sua apresentação no evento.
9th Regional Leaders Summit
A Cúpula de Líderes Regionais (RLS) é um fórum composto por sete governos regionais: Baviera (Alemanha), Geórgia (EUA), Quebec (Canadá), São Paulo (Brasil), Shandong (China), Alta Áustria (Áustria) e Cabo Ocidental. (África do Sul). A reunião, que é realizada a cada dois anos, estimula o compartilhamento e a cooperação em várias áreas-chaves, com população total de cerca de 180 milhões de pessoas e PIB de cerca de US$2,2 bilhões.
A singularidade e o escopo do grupo são derivados da diversidade das regiões membros. O espírito impulsionador da Cúpula está firmemente focado na cooperação e na ação destinada a fomentar iniciativas comuns, particularmente em relação ao desenvolvimento sustentável.
Essas iniciativas contribuem para o compartilhamento de informações e a elaboração de planos de ação que levam à adoção de políticas governamentais que irão conciliar: desenvolvimentos econômicos, proteção social, a preservação sustentável dos recursos vitais para promover a diversidade cultural para as futuras gerações. A Cúpula também oferece um fórum para conversações bilaterais entre chefes de governo. O resultado das discussões e os projetos de cooperação são então registrados em uma declaração conjunta. Mais informações do evento: https://www.rls- sciences.org/