Concurso culinário “O fruto da palmeira-juçara na cozinha” integra o programa Palmito Legal
As inscrições para o primeiro concurso culinário “O fruto da palmeira-juçara na cozinha” estão abertas e podem ser realizadas até o dia 5 de setembro. Cada participante pode enviar uma receita, doce ou salgada, que deve ser acompanhada de foto. A inscrição é gratuita.
As receitas serão avaliadas por um júri formado com chefs e convidados. Concorrerão em quatro categorias: profissional, merendeira, amador e membro de comunidade tradicional. Os finalistas serão divulgados em outubro e os quatro vencedores serão anunciados na Semana da Mesa SP.
O fruto da juçara, pode lembrar o do açaí, mas tem características próprias. São justamente essas características que o concurso pretende exaltar. O consumo do fruto da juçara estimula a preservação e o cultivo da espécie, se mostrando uma alternativa à extração do palmito, que requer a derrubada da árvore, ameaçada de extinção.
“Dá pra fazer muito com a polpa da juçara! Este concurso é só a ponta, mas mostra que a preservação pode sim estar ligada com a geração de renda de maneira sustentável”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, no lançamento do concurso.
Para saber mais sobre as regras do concurso e se inscrever, acesse aqui.
Mãos à obra e boa sorte!
Palmito Legal
O Programa Palmito Legal visa preservar a palmeira-juçara, extraída predatoriamente e de maneira ilegal na Mata Atlântica. Uma vez retirado o palmito, toda a árvore morre.
O concurso culinário é uma das ações do programa, para conhecer e participar de outras ações, acesse aqui.