27/12/2018

Roteiro Metodológico uniformiza conceitos, metodologias e diretrizes

O Sistema Ambiental Paulista acaba de lançar o Roteiro Metodológico para Elaboração de Planos de Manejo das Unidades de Conservação do Estado de São Paulo.  O roteiro prevê o planejamento de ações para preservação, conservação, recuperação, uso e manejo dos recursos naturais das Unidades de Conservação paulistas. Prevê também a promoção do desenvolvimento sustentável de seus territórios. Desse modo, o relatório visa garantir a conservação de belezas e riquezas naturais e a proteção e a preservação da biodiversidade, contribuindo para a qualidade de vida de toda a população.

Efetivamente, o roteiro define critérios mínimos para a caracterização do território, ressaltando os aspectos bióticos, físicos, socioeconômicos e jurídico-institucionais. Estabelece referências para a elaboração do zoneamento e dos programas de gestão e para o monitoramento, subsidiando o desenvolvimento de diretrizes e ações que fortaleçam o planejamento participativo e compartilhado entre o Poder Público e sociedade civil.

Gestão de Unidades de Conservação

A gestão das Unidades de Conservação – UCs tem como desafio associar as estratégias voltadas à preservação e à conservação da biodiversidade com o estabelecimento de diretrizes e ações de promoção do desenvolvimento sustentável, considerando as especificidades ambientais e socioeconômicas dos respectivos territórios. O Plano de Manejo é instrumento fundamental para essa gestão, ao estabelecer normas para o uso da área e o manejo dos recursos naturais, respeitando-se os objetivos gerais da UC. O Roteiro concretiza a produção de um instrumento mais objetivo, dinâmico e aplicado à efetiva gestão das UCs paulistas.

O Roteiro pode ser acessado em: Roteiro Metodológico para Elaboração de Planos de Manejo das Unidades de Conservação do Estado de São Paulo