10/02/2020

O gerenciamento dos resíduos sólidos é um dos grandes desafios da gestão ambiental. Equacionar a questão exige soluções inovadoras e conjuntas dos municípios em sintonia com as políticas públicas estaduais.

No dia 7 de fevereiro, durante visita ao município de Garça, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido assinou um protocolo de intenções com o Consórcio de Gestão e Manejo de Resíduos Sólidos do Centro Oeste Paulista, formado por Alvinlândia, Álvaro de Carvalho, Fernão, Gália, Garça, Guarantã, Júlio Mesquita e Lupércio.

“Os arranjos regionais são fundamentais para equacionar a questão dos resíduos sólidos. Os consórcios municipais possibilitam ganho em escala e viabilidade econômica. E o Centro Oeste Paulista está tratando adequadamente o tema. Ou seja, este é o caminho certo rumo à modernidade e à sustentabilidade”, explicou o secretário Marcos Penido.

No protocolo assinado, o estado auxiliará os municípios com a orientação, a busca de novas tecnologias e novos financiamentos, num trabalho conjunto para viabilizar as soluções.
“A solução regional é uma resposta adequada ao gerenciamento dos resíduos sólidos desses municípios”, destacou o prefeito de Garça, João Carlos dos Santos. Ele ressaltou que todos os gestores das cidades que integram o consórcio entenderam que a resolução do problema é coletiva.

O aterro sanitário de Garça opera regularmente. Contudo, os demais municípios enfrentam problemas com a operação de seus aterros. Com a assinatura do protocolo, os municípios vão organizar o termo de referência para solucionar a questão dos resíduos sólidos na região.