
12/03/2020
Os municípios paulistas que ainda não contam com um Conselho Ambiental Municipal formado têm a oportunidade nos próximos dias de participar de oficinas técnicas promovidas pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) por meio do Programa Munícipio VerdeAzul (PMVA). O primeiro encontro ocorre nesta quinta-feira (12) em Matão. As próximas cidades a receberem o evento da Diretiva 3 do Programa são: Lourdes (13), Bernardino de Campos (19), Inúbia Paulista (20) e São Roque (27).
“Os Conselhos Municipais de Meio Ambiente são fundamentais para trabalhar as ações sustentáveis locais e melhorar a qualidade de vida da nossa população paulista”, explica o secretário da SIMA, Marcos Penido.
Um dos principais objetivos do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado. A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente.
“O programa aproxima as prefeituras do Governo no entendimento de suas demandas e soluções para colocar em prática bons projetos voltados ao meio ambiente”, comenta o coordenador do PMVA, José Walter Figueiredo.
Os municípios participantes do PMVA colocam em prática 85 tarefas, divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local, coordenada pelo interlocutor, e que abrange temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. Para incentivar a prática dessas atividades, o Programa atribui notas de zero a 100 ao resultado das ações realizadas no município durante um ano. A cada dois anos os municípios são certificados com o selo de qualidade do Programa.
As palestras serão realizadas pelo coordenador do PMVA, José Walter Figueiredo e o secretário-executivo do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), Anselmo Guimarães.
“É uma oportunidade única realizar essa troca de conhecimento com os gestores municipais em um tema tão relevante para a gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável”, conclui o secretário do Consema, Anselmo Guimarães.