
09/03/2020
Técnicos ambientais de Honduras e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visitaram, no início de março, o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Sistema de Mosaicos da Mata Atlântica (Programa Serra do Mar). Além de conhecer as ferramentas e estratégias de monitoramento e fiscalização, a comitiva visitou os equipamentos do maior programa de restauração de áreas degradadas e realocação populacional desenvolvido no Brasil. O objetivo da comitiva é aproveitar a experiência paulista em projetos no país caribenho.
A equipe foi recepcionada pelo subsecretário de Meio Ambiente da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Eduardo Trani, e pelo diretor executivo da Fundação Florestal (FF), Rodrigo Levkovicz. A visita foi conduzida pelo coordenador da Unidade Executora do Programa (UEP) da FF, Alberto Figueiredo Netto.
Estiveram na Serra do Mar os especialistas do Instituto Hondureno de Ciência, Tecnologia y Innovación (IHCIETI), Javier Suazo e Ranferi Juarez; o técnico ambiental do Instituto de Conservación Florestal, Marcio Martinez; o capitão da Secretaria de Defensa Nacional (SEDENA), Luis Rivera; e o representante Secretaria de Segurança do país caribenho, Eder Espinel. Já o BID foi representado pela especialista Ana Rios e pelo representante do banco no programa Serra do Mar, Octavio Damiani.
Os técnicos estrangeiros conheceram as ações desenvolvidas com a comunidade na Serra do Mar em Cubatão, onde o programa desenvolveu um núcleo que permite aos moradores obterem renda com artesanato, turismo e gastronomia.
A comitiva conheceu ainda os protocolos operacionais de segurança no Comando Geral da Polícia Militar Ambiental (PAmb). No 3ª Batalhão Ambiental no Guarujá, unidade responsável pela proteção das APAs Marinhas e da maior mancha de Mata Atlântica do país, foram mostradas, na prática, ações de patrulhamento na floresta e no mar, com a visita ao Parque Estadual da Laje de Santos.
Outro ponto positivo destacado pelos visitantes foi o trabalho desenvolvido no Caminhos do Mar e Jardim Melvi, em Praia Grande, e no Xixova-Japui, localizado entre os municípios de São Vicente e Praia Grande. Todos receberam recursos do programa.
As ações de proteção ambiental no estado de São Paulo, referência nacional, foram apresentadas pela Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB/SIMA).