
28/04/2020
O coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), José Valverde Filho, participou nesta segunda-feira (27) do webinar “1° Diálogo Gestão de Resíduos em Tempos de Covid-19”. O encontro foi mediado pelo Professor de Direito Ambiental, Fabricio Soler, e contou também com a participação do diretor-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Carlos Silva Filho.
Para Valverde, a pandemia provocada pelo vírus impacta e desafia a gestão dos resíduos nas cidades e o CIRS tem trabalhado antecipando possíveis cenários. “O Estado de São Paulo rapidamente reconheceu a essencialidade do serviço de limpeza pública e o setor tem sido exemplar a ponto de suscitar na população empatia e consideração, sobretudo com os trabalhadores que no cotidiano tem garantido a nossas cidades limpas.” O Governo de São Paulo tem agido rápido e tecnicamente para apontar os caminhos e garantir a funcionalidade e efetividade do setor em sentido amplo”, disse o Coordenador Executivo do CIRS ao enumerar as ações voltadas ao funcionamento do setor coordenadas pela SIMA e por suas entidades, especialmente SABESP e CETESB.
Com recomendações da International Solid Waste Association (ISWA), a Abrelp elaborou um documento com orientações para a gestão de resíduos sólidos durante a pandemia de coronavírus.
“Os serviços são essenciais para a saúde pública e o meio ambiente. Que esse momento sirva também para a população pensar o consumo consciente, deixando um legado positivo e que a gente busque esse aperfeiçoamento das práticas”, comentou o diretor-presidente da Abrelp, Carlos Silva.
De acordo com estudos europeus, a pandemia aumentou a produção de resíduos sólidos residenciais e hospitalares, chegando a triplicar o volume de geração em alguns países.
“Estamos em uma situação delicada, temporária, mas que isso seja muito bem ponderado entre setor empresarial, prefeitura e a população. Que a gente não perca a qualidade nos serviços, pois as cidades estão limpas nesse período desafiador para todos nós”, completou Fabricio Soler.
Para acessar o documento com recomendações para gestão de resíduos durante a pandemia acesse aqui: http://abrelpe.org.br/abrelpe-no-combate-a-covid-19/
Em março, uma Decisão de Diretoria da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), recomendou a interrupção da coleta seletiva manual a fim de proteger os catadores. Durante esse período, o sistema de logística reversa deve continuar a investir nas cooperativas para evitar a desmobilização e desestruturação de cooperativas que realizam a coleta e a triagem de resíduos recicláveis. Acesse a matéria em: https://cetesb.sp.gov.br/blog/2020/04/09/cetesb-recomenda-interrupcao-da-coleta-seletiva-manual-durante-a-pandemia/
foto destaque: Prefeitura de São Paulo