
30/06/2020
Secretários do Governo de São Paulo participaram nessa terça-feira, 30 de junho, do painel três de “Gestão Pública – Ações das Secretarias do Estado de São Paulo” no Fórum Paulista de Desenvolvimento (FOPA 2020). A reunião realizada por meio de videoconferência foi conduzida pelo ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, destacou em sua apresentação algumas das principais ações da pasta durante esse período definido por ele como de exceção. “Em apoio à população mais carente do nosso estado por meio da Sabesp, isentamos os clientes das contas cadastradas na tarifa social, além de realizar a doação de caixas d’águas. Conquistamos também, a suspensão do corte de serviços essenciais como luz e gás”, disse o secretário que concluiu sua fala destacando as obras em andamento do grande projeto de despoluição do rio Pinheiros e a assinatura de novos contratos da Sabesp, que a partir de agora atende todas as cidades do litoral paulista.
“Seguimos com quase todas as 40 mil obras em andamento, além da assinatura de convênios e regularização fundiária para não paralisar nenhuma das ações e superarmos juntos esse momento”, completou o secretário de Habitação, Flavio Amary.
O FOPA é um instrumento de leitura do plano de governo do Estado de São Paulo, com ênfase e observação a descentralização, participação, eficiência, transparência e inovação.
“Estamos passando por uma crise econômica/humanitária. É um desafio para São Paulo, Brasil e o mundo superar esse momento causado pelo Covid-19. As operações do Plano SP estão integradas ao Centro de Contingência e respeitam as particularidades de cada região, elas vão muito além da quarentena e preparam a retomada sustentável no médio e longo prazo”, frisou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.
Já o secretário de Logística e Transporte, João Octaviano, destacou alguns dos empreendimentos em execução com destaque para a maior ponte metálica em arco da América Latina sobre o rio Tietê, em Anhembi. “É preciso garantir a logística intermodal em São Paulo, isso garante a boa qualidade de escoamento de cargas não só do estado, mas do Brasil”, registrou o secretário, que destacou ainda o crescimento de 4% do porto de São Sebastião durante a pandemia.
“O agro é o setor mais privado da economia e nosso estado é um eixo de logística, além de conhecimento com seus centros de pesquisas. Vamos criar o Fundo de Aval da Agricultura, um instrumento garantidor de empréstimos aos pequenos e médios produtores rurais para contribuir com a alavancada da economia”, concluiu o secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira.
O encontrou abordou ainda temas como gestão, aplicação de novas tecnologias, recursos disruptivos em diversas áreas, como na saúde, educação, segurança pública, mobilidade urbana, habitação popular, meio ambiente, recursos hídricos, energia e gestão pública.