13/07/2020

O subsecretário de Meio Ambiente Eduardo Trani participou nesta sexta-feira, 10 de julho, de videoconferência promovida pela Regions4, rede governos regionais, da qual o estado de São Paulo é associado.  Esta videoconferência fez parte de um “side event” da reunião anual do Fórum Político de Alto Nível (HLPF – sigla em inglês) para o Desenvolvimento Sustentável.

O Fórum é a principal plataforma das Nações Unidas para acompanhamento e revisão da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Com o tema Agenda 2030 – das emergências globais às soluções em nível regional, o evento debateu o que os estados estão fazendo em relação a retomada pós-pandemia e como essas ações se conectam com as ações dos ODS.

Trani compartilhou as ações do estado paulista na luta contra a pandemia da Covid-19. E, questionado sobre o negacionismo da pandemia, disse que esse sentimento não é geral no país. “Não no estado de SP. Também não existe negação quanto as mudanças climáticas, até porque os desastres naturais estão mais frequentes e são concretos e os agentes políticos estão muito atentos. Estamos vivendo um momento a favor das políticas de mudanças climáticas e do desenvolvimento sustentável”, ressaltou.

Outro destaque apontado pelo subsecretário foi a necessidade de uma transição justa para recuperar a economia, já que a pandemia evidenciou as desigualdades. O que torna necessário reconhecer essas diferenças e desigualdades e manter um equilíbrio na retomada de políticas públicas de mudanças climáticas, biodiversidade e agenda de ODS.

Participaram representantes da Catalunha e País Basco (Espanha), Halland (Suécia) e Jalisco (México).