
21/09/2020
Nesta segunda-feira (21), em comemoração ao Dia da Árvore, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, participou de evento na sede do Pomar Urbano, marcado pelo anúncio da renovação da parceria com a Reservas Votorantim, que implantou nas plantas utilizadas no Pomar o “Projeto Código Verde”, um sistema de identificação e rastreamento automatizado de plantas nativas da Mata Atlântica. Também foi reafirmada a assinaturas com a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), proprietária da área.
A automação do processo de rastreabilidade das plantas produzidas no Viveiro do Legado das Águas – Reserva Votorantim – é fruto da parceria formada entre as empresas GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, PariPassu, Zebra Technologies e a 3M. A Reservas Votorantim já participa da implantação do projeto paisagístico, bem como sua revitalização e manutenção de vegetação já existente. Os trabalhos contemplam 13,2 km de extensão e 168 mil m², compreendendo 12 trechos na margem oeste do canal do Rio Pinheiros, localizados entre o complexo do “Cebolão” e a Ponte João Dias. Ao longo dos 30 meses de parceria serão investidos R$ 1,4 milhões. Já foram plantadas mudas de Ipê Amarelo, Jabuticabeira, Araçá Amarelo, Copaíba, Pitangueira, entre outras.
Para o secretário Marcos Penido, os benefícios da revitalização das margens do Rio Pinheiros, há quase 21 anos, contemplam as empresas, o governo e especialmente a população, que pode contar com mais verde e qualidade de vida. “Hoje anunciamos essa nova parceria com a Reservas Votorantim, através da aplicação dos QR Codes nas árvores. Essa é mais uma inovação tecnológica para ressaltar a importância das árvores para toda a sociedade”, destacou.
Projeto Pomar Urbano
A renovação do termo de aditamento do convênio celebrado entre a SIMA e a EMAE foi estendido até julho de 2025, para dar continuidade aos projetos paisagísticos de recuperação da vegetação. A área possui um total de 273,5 mil m² e, desde a criação do Projeto Pomar, em 1999, recebeu o plantio de mais de 40 mil árvores.
Desde então, a recuperação ambiental das margens do Rio Pinheiros tem contado com a participação de técnicos e especialistas de diversos órgãos, e a condução do Projeto Pomar Urbano é atualmente responsabilidade Coordenadoria de Parques e Parcerias – CPP que é parte da SIMA.
Para execução do projeto as duas margens do rio foram divididas em trechos, e com o apoio da iniciativa privada, cada um destes trechos receberam, e recebem, ao longo destes anos, ações que podem ser de implantação de projeto paisagístico, revitalização e manutenção.
Durante os quase 21 anos do Pomar Urbano, diversas empresas privadas foram parceiras, e, atualmente, os trechos da margem oeste (esquerda) contam com a parceria da Reservas Votorantim e da Pinheiro Neto Advogados, enquanto os trechos da margem leste (direita) recebem apoio do Grupo Telefônica. Em ambos os lados das vias marginais é possível observar placas de publicidade que fazem referência ao apoio destas empresas ao projeto.
Dia do Policial Militar Ambiental
Junto ao Dia da Árvore, hoje também é comemorado o Dia do Policial Militar Ambiental. Em celebração à data, o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, participou da solenidade cívico-militar no Parque Estadual Villa-Lobos, junto à Primeira-Dama, Bia Doria, e ao Comandante da PAMb, Coronel Motooka. Além dos tradicionais plantios, foi anunciado o início da “Operação Jequitibá – Gigantes da Natureza”, batizada em homenagem ao jequitibá-rosa, árvore símbolo do Estado de SP. As ações contam com 1320 Policiais Ambientais, 452 viaturas e 52 viaturas náuticas. O objetivo é despertar a consciência para educação, prevenção e combate aos crimes ambientais. O evento ainda contou com a participação do Desembargador José Carlos Ferreira Alves.
Lançamento do livro “Identificação Macroscópica de Madeiras Comerciais do Estado de São Paulo”
Mais cedo, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido; o subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani; e o diretor geral do Instituto Florestal (IF), Luis Alberto Bucci; estiveram presentes no Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal, onde visitaram a muda do carvalho de Guernica plantada ano passado e participaram da live de lançamento do livro “Identificação Macroscópica de Madeiras Comerciais do Estado de São Paulo”, de Sandra Monteiro Borges Florsheim.