
23/09/2020
Nesta quarta-feira, 23 de setembro, o Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Consema) aprovou, na 392ª reunião, por videoconferência, os planos de manejo das Áreas de Proteção Ambiental (APA) Sistema Cantareira e Represa Bairro Usina, sob gestão da Fundação Florestal.
As duas unidades são importantes para a proteção de mananciais para abastecimento público. A APA Represa Bairro Usina está localizada na bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), onde também se encontra a Sistema Cantareira, que abrange ainda o Alto Tietê, responsável pelo fornecimento de água para a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).
“Estamos cumprindo nossa missão de preservar o meio ambiente e garantir o abastecimento. É um respeito com as futuras gerações”, ressaltou o presidente do Consema e secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.
O plano de manejo vai orientar a gestão das Unidades de Conservação e promover o aproveitamento dos recursos naturais de forma sustentável.
O subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani destacou que, pela relevância das áreas para a qualidade da água, o plano de manejo é essencial para o futuro da RMSP.
De acordo com o gestor da APA Sistema Cantareira, José Fernando Calistron Valle, a aprovação do documento é fundamental para o ordenamento do território, para melhor proteger seus atributos, neste caso, os cinco reservatórios que abastecem 20% da população paulista.
APA Sistema Cantareira
Criada em 1998, a APA Sistema Cantareira abrange os municípios de Mairiporã, Atibaia, Nazaré Paulista, Piracaia, Joanópolis, Vargem e Bragança Paulista, locais bastante urbanizados, totalizando 254.027,50 hectares.
É responsável por proteger os mananciais hídricos de abastecimento público, em especial, os que drenam para os reservatórios de Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro.
A unidade se superpõe às APAs Piracicaba/Juqueri-Mirim – Área II e Represa Bairro da Usina, reforçando a proteção aos recursos hídricos da região, particularmente as áreas que formam a bacia do Sistema Cantareira.
Vale destacar alguns atrativos, como a Cachoeira dos Pretos, os promontórios, como a Pedra Grande, em Atibaia, e Pedra Bela, no município de mesmo nome.
Represa Bairro Usina
A APA Represa Bairro da Usina, em Atibaia, corresponde à barragem do Rio Atibaia, responsável pela regularização de sua vazão, além de atuar no controle de enchentes e geração de energia. Soma 997,36 hectares.
Construída em 1928, a Usina Hidrelétrica de Atibaia chegou a atender, durante o período de operação, os municípios de Atibaia, Jarinu, Bragança Paulista e Bom Jesus dos Perdões. Encerrou as atividades em 1970, após a instalação da Companhia Energética de São Paulo (CESP), na cidade.
Em 1986, a Represa da Usina foi declarada área de preservação ambiental para proteger os mananciais que ela representa, para o abastecimento do município. Lá se pratica esportes náuticos, é ideal para passeios de barco ou apenas para contemplação.
Novos representantes
Ainda na pauta, houve a posse dos conselheiros Luiz Eduardo de Oliveira Camargo e Elcio Sigolo, respectivamente titular e suplente, da Secretaria de Habitação; Bruno Rocha Nagli, titular, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; e Denise Crocce Romano Espinosa e José Carlos Mierzwa, respectivamente titular e suplente, pela Universidade São Paulo.