09/10/2020

O subsecretário de Meio Ambiente, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Eduardo Trani, participou nessa quarta-feira (7), da abertura do Daring Cities 2020: The Global Virtual Forum for Urban Leaders Taking on the Climate Emergency. O fórum virtual é organizado pelo International Council for Local Environmental Initiatives (ICLEI) e pela cidade de Bonn, na Alemanha. Com o objetivo de capacitar líderes urbanos, como prefeitos, vereadores, administradores, acadêmicos, representantes dos governos nacionais, sociedade civil, entre outros, no enfrentamento à crise climática, especialmente no contexto da pandemia do Covid-19 (Novo Coronavírus), o evento ocorre até o próximo dia 28 de outubro.

Os encontros contam com agendas de resiliência, mitigação e ação climática para fornecer uma resposta coesa e integrada à atual situação das mudanças climáticas.

De acordo com subsecretário Eduardo Trani, São Paulo, como tantas outras regiões e cidades sofre os efeitos das mudanças climáticas com secas, enchentes, aumentos do nível do mar, deslizamentos e queimadas. “O Estado tem se empenhado no enfrentamento às mudanças climáticas, em especial à governança multinível estado – municípios, principalmente no âmbito da adaptação e resiliência, como nas áreas de risco e aumento da resiliência climática, onde temos frentes, como o Mapeamento de Riscos e Desastres Naturais; e o aumento da Resiliência do estado com recuperação de Florestas, protegendo as nascentes e os principais mananciais do estado”, destacou.

Trani destacou ainda o programa Novo Rio Pinheiros, que está devolvendo a qualidade das águas do rio, a Operação Corta Fogo, que neste ano houve o investimento R$ 6 milhões da Câmara de Compensação Ambiental nas atividades preventivas a incêndios florestais; entre outras ações.

No evento, os líderes terão acesso a estudos de casos de ações e experiências executadas em cidades, vilas e regiões que vão além do habitual para ampliar novas possibilidades. São exemplos ousados que estão indo além dos limites estabelecidos por seus contextos, como a política local, o sentimento da comunidade ou ação nacional, para concretizar ações climáticas ambiciosas.

O fórum é realizado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e apoiado por:

  • Prefeitura de Bonn, Alemanha
  • Ministério Federal para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ) da Alemanha
  • Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha
  • O Estado Federal da Renânia do Norte-Vestfália (NRW), Alemanha
  • Fundação para o Diálogo Internacional do Banco de Poupança em Bonn

Para mais informações acesse o site do evento.