O Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, Marcos Penido, esteve presente na cerimônia on-line de entrega das obras de modernização do ar-condicionado do Hospital de Clínicas da Unicamp, nesta quinta-feira, 18. O novo sistema, que já está em funcionamento, deve reduzir em até 30% o consumo de energia do local, além de evitar a emissão de 64 toneladas de CO2 na atmosfera, quantidade semelhante ao plantio de 389 novas árvores.
O projeto, sob responsabilidade da CPFL, usa o software exclusivo, desenvolvido pela Microblau, startup de automação e gestão de infraestrutura, que possibilita o monitoramento do sistema para que opere em sua performance ideal. O investimento aproximado foi de R$ 1 milhão de reais.
Para Penido, ações como essa fazem a diferença na sociedade: “Não só por ser um hospital, que infelizmente neste triste momento que nosso país tem vivido coloca a questão da saúde em um patamar ainda mais elevado, mas, a preocupação com a geração de energia limpa, renovável, da eficiência energética e com a geração de economia para que os recursos tão esquecidos hoje em dia possam ser colocados dentro daqueles mais prioritários. Essas ações trazem toda a inteligência e criatividade da engenharia a bem do serviço público como benefício para toda a população, nos deixando extremante orgulhosos.”
“Em nome Governador João Doria, agradecemos e colocamos toda nossa estrutura à disposição para buscarmos cada vez mais as melhores alternativas e para o uso da tecnologia em prol do meio ambiente”, ressaltou o secretário.
A ação da CPFL Energia faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e ajuda instituições públicas e filantrópicas a reduzirem o consumo de energia.