26/03/2021

O parque Jacuí, inaugurado em 27 de março de 2010, completa 11 anos. O Núcleo foi o primeiro espaço de lazer, cultura, recreação e educação ambiental a ser implantado dentro do escopo do programa Parque Várzeas do Tietê (PVT). Localizado na Zona Leste de São Paulo, é uma referência de espaço na região para prática de esportes radicais, pois, conta com pista de skate, indicada por grandes nomes do esporte, como o skatista, Sandro e espaço reservado para a prática de bicicross (BMX), com pista de tamanho real.

O Jacuí ainda possui em seus 171 mil m² campos de futebol, quadras poliesportivas e de areia, quiosques com churrasqueiras, áreas para recreação, salão de festas (que são reservados gratuitamente para a comunidade), vestiários, núcleo para educação ambiental (incluindo viveiro), equipamentos de ginástica, centro de atividades para terceira idade e pista asfaltada de 1.632 metros para caminhada.

Interligado ao Parque Ecológico do Tietê pela ciclovia, o núcleo também possui aulas gratuitas de alongamento, ioga e dança de salão para comunidade. Para frequentar as atividades é necessário cadastro prévio com a administração do parque.

O parque, que tem o projeto idealizado pelo arquiteto Ruy Ohtake, faz divisa com o Núcleo Engenheiro Goulart em um território que antigamente contou com ocupações irregulares. A remoção dessas construções ocorreu durante as obras de implantação da interligação da Rodovia Ayrton Senna (SP-70) com a Avenida Jacu-Pêssego, na divisa entre São Paulo e Guarulhos. O Núcleo Vila Jacuí, portanto, representa uma forma de compensação ambiental que vai desde a extensão da Jacu-Pêssego até as proximidades do Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas (SP-21).

O projeto paisagístico do parque inclui área gramada, passeios e plantio de 991 mudas de espécies frutíferas, como pitanga, jatobá, araçá, tâmara e guariroba, além de árvores ornamentais (somente de floração), como jequitibás, ipês, oitis, palmeiras, pau brasil, e 3,5 mil mudas de arbustos. Em sua fauna é possível encontrar, capivaras, gaviões carcaras, saruês, quatis e diversos pássaros, em sua maioria espécies originarias da Mata Atlântica Brasileira.