07/04/2021

Os principais resultados do Programa Novo Rio Pinheiros, que prevê a despoluição e revitalização do rio até 2022, foram destaques na reunião on-line com o  consulado Consulado do Reino dos Países Baixos em São Paulo nesta quarta-feira, 07/04.

O objetivo do encontro, que reuniu  o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e o Cônsul-Geral Adjunto, Vasco Rodrigues,  foi realizar uma troca de experiências sobre planejamento urbano sustentável  e a prospecção de parcerias dentro do projeto estadual que tem como principal pilar ações de saneamento básico.

As possíveis parcerias discutidas no evento poderão ser prospectadas por meio da Netherlands Water Partnership (NWP) – Rede Internacional de Água nos Países Baixos – formada por 150 entidades holandesas, como empresas privadas, ONGs e instituições.

Para o secretário  Marcos Penido, este é um momento propício para acordos relacionados à revitalização do Pinheiros: “Nesta semana publicamos o chamamento público para empresas e consórcios interessados em participar da segunda parte da revitalização da margem do rio  entre a Ponte Cidade Jardim e o Cebolão. Os trabalhos da primeira etapa, entre a sede do Pomar Urbano e a Ponte Cidade Jardim, já estão contratados e em execução”, destacou.

Além  do Programa Novo Rio Pinheiros,  também foram discutidos projetos voltados para represa do Guarapiranga e o tratamento de esgoto em áreas litorâneas de São Paulo, e a programação de um evento sobre água que deve ocorrer ainda este ano.

O diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, que também participou do encontro, ressaltou duas oportunidades de parceria com as empresas holandesas na Represa Guarapiranga e em áreas marítimas: “A Sabesp vem trabalhando métodos para melhorar a qualidade do reservatório e mantê-la ao longo do tempo por meio de monitoramento. Também nos atentamos aos desafios para o tratamento de esgoto no litoral e, como os Países Baixos estão abaixo do nível do mar, vejo grande potencial em conectarmos parcerias neste sentido”, explicou.

Devido à localização geográfica abaixo do nível do mar, os Países Baixos têm experiência e habilidade no campo do planejamento urbano sustentável, são líderes em gerenciamento de águas e exportam conhecimento para o mundo.

O Cônsul-Geral Adjunto holandês, Vasco Rodrigues, destacou o programa de saneamento e a revitalização das margens do Novo Rio Pinheiros como grandes oportunidades de conexão entre os países. “A Holanda tem muito expertise em água, está no nosso DNA. Já apresentamos o projeto para a NWP que demonstraram interesse em fazer este elo entre as empresas holandesas e brasileiras”, finalizou.

Participaram ainda do encontro o secretário-executivo da SIMA, Luiz Ricardo Santoro; o subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani e  os assessores de relações internacionais Jussara Carvalho e Patrick Schindler.

Também estiveram presentes representantes da Secretaria Estadual de Relações Internacionais e do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo.