
05/05/2021
As equipes de fiscalização da Operação Integrada Defesa das Águas flagraram uma ação de desrespeito ao embargo e construção irregular num terreno localizado na rua Joaquim Assunção, na região de Parelheiros. Os agentes suspeitam que os lotes estavam sendo preparados para serem comercializados ilegalmente.
No local foram encontradas máquinas, material de pavimentação, além de ligações irregulares hidráulicas e elétricas. O flagrante ocorreu na manhã desta quarta-feira (05) e encaminhado para a Delegacia de Investigações sobre Infrações Contra o Meio Ambiente (DIICMA). A fiscalização contou com o apoio de drones para mapear o terreno. Os responsáveis ainda não foram localizados. A área será novamente interditada e continuará sob monitoramento.
Antes de construir ou comprar terrenos e imóveis é fundamental que o interessado consulte a Subprefeitura da região e o cartório sobre a regularidade da operação.
Denúncias
A população pode denunciar crimes ambientais pelos seguintes canais disponíveis:
• Pelo celular: Aplicativo Denúncia Ambiente, disponível para Android e IOS.
• Pelo site: http://denuncia.sigam.sp.gov.br/
• Por telefone: Contate a unidade do Policiamento Ambiental mais próxima. Consulte os
telefones em: http://www3.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/cpamb/localize.html
Sobre a OIDA
A Operação Integrada Defesa das Águas é uma parceria entre órgãos municipais e estaduais que atuam na Região Metropolitana de São Paulo. O objetivo da ação conjunta é proteger, controlar e recuperar as áreas de interesse público, ambientais e de mananciais. Para isso, é feito o monitoramento contínuo das áreas por imagens de satélite, drones e rondas ostensivas.
A OIDA conta com a participação de vários órgãos do Estado e da Prefeitura de São Paulo, como a Polícia Militar Ambiental, a Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, a Cetesb, a Guarda Civil Metropolitana, entre outros.