23/06/2021

Localizado em uma área de mais de 200 mil m² na Zona Leste da capital paulista, o Parque Estadual do Belém Manoel Pitta completa 9 anos de criação nesta quarta-feira (23/06). Além de amplos espaços de lazer, como ciclovia e pista de caminhada – ambas com 1,5 km de extensão cada -, os frequentadores podem apreciar árvores nativas da Mata Atlântica, incluindo frutíferas.

Entre as que se destacam está o cambuci, que é a árvore símbolo da cidade de São Paulo. Além dela também é possível conferir exemplares de araçá-amarelo, gabiroba, araçá-roxo, tarumã, uvaia, araticum, grumixama e ingá.

História do Parque do Belém

Apesar de ter sido criado em 2012, a história do parque remonta uma década antes, mais precisamente 2001. Foi naquele ano que a área, que abrigava a unidade Tatuapé da extinta Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor (FEBEM), foi destinada para a implantação do Parque Estadual do Belém.

Outro detalhe importante é que em 2013, a unidade teve o nome alterado para “Manoel Pitta”, uma homenagem a um antigo e conhecido morador do bairro.

Como visitar

O Parque do Belém está aberto para visitação durante todos os dias, das 6h às 18h, na Avenida Celso Garcia, 2.593.

Dados de 2019 da Coordenadoria de Parques e Parceria (CPP) da SIMA apontavam que o local recebia uma média de mais de 700 mil visitantes por ano, incluindo estrangeiros residentes do bairro, como bolivianos e nigerianos.

Atrações do Parque do Belém

Destinado a atividades cívicas, culturais, esportivas e recreativas da população e, em especial, a programas de educação ambiental e de plantio de árvores, além de orientação de crianças e jovens carentes, o Parque do Belém também conta com:

– Fábrica de Cultura
– Teatro – Café Concerto
– Playground
– Praça do idoso
– Quadras Poliesportivas – 6
– Pista de Skate – 1
– Equipamentos de ginástica
– Ciclovia com 1,5 km de extensão
– Pista de caminhada com 1,5 km de extensão

Por enquanto algumas ações seguem suspensas em virtude das medidas de combate à pandemia da Covid-19.

Fábrica de Cultura e Escola Técnica do Belém

Além dos espaços de lazer, o parque abriga a Fábrica de Cultura do Belém, que mantém cursos e oficinas para crianças e jovens, e também a Escola Técnica (Etec) do Belém, que possui acesso próprio.

Quer conhecer outros parques estaduais de São Paulo?
Acesse: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/cpp

Serviço
Parque Estadual do Belém Manoel Pitta
Endereço: Avenida Celso Garcia, 2.593, Belém, São Paulo
Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 18h