29/06/2021

A Polícia Militar flagrou, na segunda-feira (28), desmatamento em mais de 3,5 hectares em um terreno em área de preservação, no Jardim Branca Flor, em Itapecerica da Serra. Seis pessoas foram autuadas e mais de R$ 400 mil em multas foram aplicados.

A ação foi deflagrada por uma equipe do Comando Tático Ambiental do 1º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) que recebeu uma denúncia informando sobre supressão de vegetação nativa em Área de Preservação e Recuperação de Mananciais (APRM).

Os militares imediatamente se deslocaram até o endereço indiciado, na rua José Ricardo Ferreira, e logo que entraram no terreno encontraram duas máquinas retroescavadeiras em pleno funcionamento e alguns homens operando no local.

Quando perceberam a presença da polícia, os suspeitos fugiram para dentro de uma mata, mas foram acompanhados e detidos. Durante fiscalização, foi constatado que ocorreu a supressão de vegetação nativa em área de 3,514 ha, a maior parte em Área de Preservação Permanente e o restante em área comum.

O dono das máquinas foi identificado e alegou que havia sido contratado pelo proprietário do terreno. O representante da área se apresentou, mas afirmou não possuir autorização referente a supressão de vegetação.

Foram elaborados Autos de Infração Ambiental em desfavor de cada um dos seis autores diretos e indiretos, conforme Resolução da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), sendo aplicadas multadas que somaram R$ 445.627,80.

Foi requisitada perícia para o local e o maquinário foi recolhido ao Pátio Universal de Itapecerica da Serra. Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Infrações Contra o Meio Ambiente (Dicma) de Embu das Artes, onde foram indiciados.