13/07/2021

Durante evento on-line nesta terça-feira (13/07), o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, apresentou um panorama geral das ações da pasta ao Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana. O objetivo do evento foi estreitar as possibilidades de cooperação entre o estado e o país asiático. 

Na reunião foram destacados os trabalhos relacionados ao Programa Novo Rio Pinheiros; às energias renováveis; ao combate às mudanças climáticas; à política das estações de tratamento de esgoto sustentáveis; e ao reflorestamento de vegetação nativa do estado.

Laços históricos
Segundo Penido, a troca de experiência entre São Paulo e Japão é histórica.  “As colônias japonesas espalhadas pelas nossas cidades contribuíram para a construção do Estado.  A sabedoria milenar do povo japonês, em diversos segmentos econômicos e sociais,  é referência para os demais paulistas”.  

Ryosuke Kuwana, destacou os projetos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) no Brasil e em São Paulo para melhorar a vida da população. Há parcerias antigas, como o programa de recuperação ambiental da Região Metropolitana da Baixada Santista, o rebaixamento da calha do Rio Tietê e o intercâmbio de cooperação para o programa de policiamento comunitário, entre outros.

Também participaram da reunião o subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani. Além do cônsul, a comitiva japonesa contou com o vice-cônsul, chefe do departamento de economia, Naoki Nakano; e a assessora Marcia Kuga.

Agência de Cooperação
O governo japonês também atua no Brasil por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) , responsável pela implantação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) para apoiar o crescimento e a estabilidade econômica dos países em desenvolvimento.

A JICA possui projetos de cooperação técnica para realização de pesquisas conjuntas entre instituições em áreas de alta tecnologia visando soluções de escala global, por exemplo, em questões ambientais.