09/08/2021

Agricultores de Serrana (SP), interessados em montar um novo Sistema Agroflorestal (SAF), participaram, na última quinta-feira (5 de agosto), de testes do chamado Kit Elaborador de Sistemas Agroflorestais (KE SAF), uma maquete com peças em MDF encaixáveis, que representam áreas para o cultivo de diferentes categorias de árvores, espécies anuais de produção e de geração de matéria orgânica.

O material tem o objetivo de apoiar os cultivadores que já possuem conhecimento sobre SAF a planejarem o desenho do próprio sistema. Com o auxílio de um manual, os agricultores saíram, ao final da testagem, com o desenho do sistema escolhido, uma lista de espécies necessárias para a área selecionada e a indicação da melhor orientação das linhas para o melhor aproveitamento da luz do sol.

A atividade foi realizada pela Coordenaria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de SP, e a articulação com os agricultores ficou sob a responsabilidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Além de técnicos da CFB e da Embrapa, também participaram integrantes do Mutirão Agroflorestal, que tem colaborado tecnicamente para o desenvolvimento do produto.

Segundo a assessora da CFB, Neide Araújo, o uso do KE SAF amplia a autonomia dos agricultores, pois permite a eles experimentarem diversas espécies e desenhos numa maquete. “Eles percebem a tridimensionalidade e ainda são estimulados avaliar como o próprio SAF estará no futuro”.

Ainda de acordo com a representante da CFB, o uso do kit por cultivadores iniciantes no tema permite compreender com mais facilidade conceitos como estratos e a necessidade de incluir espécies com funções de alimentação e produção para a família e também para o sistema. “Já para os agricultores mais experientes, a montagem de um novo SAF com o kit é bem lúdica, rápida e intuitiva, sendo também possível planejar melhorias a partir da montagem de sistemas já existentes, modificando-os na sequência”, destacou a assessora.

Próximas etapas

A partir do teste com os agricultores, o produto e o manual de uso do KE SAF receberão alguns ajustes. “De fácil transporte e organização, durável, leve e reprodutível em máquinas de corte a laser, acreditamos que a difusão do item poderá ser potencializada”, finalizou Neide.

O KE SAF é desenvolvido pelo grupo de pesquisa Design em Ação (LabDesign) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Arquitetura (FAU USP), em parceria com a Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de SP (SIMA).

Há expectativa de que, ainda em 2021, haja liberação do material técnico no site da SIMA para reprodução sem finalidade comercial.

 

Agricultor manuseia Kit Elaborador de Sistemas Agroflorestais (KE SAF)