13/08/2021

Mais de 150 pessoas, entre técnicos e gestores públicos municipais e do Estado, começaram a participar, nesta quarta-feira (11 de agosto), de uma capacitação com o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos de eficiência energética. A ação integra o programa Gestão de Eficiência Energética, do Governo de SP, e que visa contemplar os imóveis da administração pública com vistas a reduzir os valores da conta de energia.

A iniciativa, já alinhada ao Plano de Ação Climática do Estado – NET Zero 2050 – que está em consulta pública -, é realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA), em parceria com o projeto FELICITY, que atua com foco na promoção de investimentos urbanos de baixo carbono e sustentáveis.

A capacitação, que tem um total de quatro dias (11, 13, 18 e 20 de agosto), apresenta o Guia FELICITY, material com indicações práticas para que os integrantes sejam capazes de identificar oportunidades concretas e viáveis para implementar projetos. Além disso, os participantes têm acesso a um passo a passo, que norteia como podem pleitear recursos necessários à execução dos planos.

O coordenador de Óleo, Gás e Biocombustíveis da SIMA, Ricardo Cantarani, participou da abertura e destacou que a parceria é estratégica para SP, uma vez que estimula a estruturação de projetos com foco na sustentabilidade, que utilizam fontes de energia alternativa em próprios públicos.

“Além de promover ganhos de viabilidade, essa iniciativa integra as esferas estadual e municipal, difunde conhecimento e instrumentaliza os participantes a desenvolverem projetos de eficiência energética e energias renováveis”.

Dinâmica dos encontros on-line

Com duração de duas horas cada, durante os webinars são explorados temas específicos. Na primeira sessão, as apresentações e debates tiveram como foco a identificação da demanda e potencial de desenvolvimento de projetos de eficiência energética em edificações públicas.

Além disso, os participantes receberam indicações sobre modelos de diagnóstico de consumo de acordo com o tipo de prédio, equipamentos que consomem mais energia em cada unidade (hospitais gastam mais com sistemas de climatização e escolas com refrigeração e iluminação, por exemplo), sistemas de acionamento de acordo com incidência de iluminação natural.

Por fim, foram apresentados cases, indicando a economia de recursos após a implantação de ações e critérios para utilização de sistemas de geração de energia fotovoltaica.

Já nesta sexta-feira (13/08) foram debatidas questões relacionadas à governança, desde o início até a conclusão de um projeto de gestão energética. Entre os tópicos, foram destacados aspectos como o cuidado em definir e ter uma equipe de profissionais dedicados ao projeto em todas as etapas; a aderência e/ou definição de uma política energética municipal; atribuição de responsabilidades; criação de um comitê interdisciplinar, com participação de representantes de outras secretarias; além de um processo de comunicação estruturado para engajar os funcionários e usuários de edificações públicas, com informações periódicas sobre cada etapa do projeto e os resultados obtidos.

As próximas capacitações serão realizadas na quarta-feira (18/08) e sexta-feira (20/08). Ao serem finalizadas, serão abertas inscrições para atividades práticas, disponíveis apenas àqueles que participaram do ciclo de webinars.

Guia FELICITY e agência alemã

O ciclo de webinars ocorre no âmbito da cooperação do projeto Financing Energy for Low-carbon Investment – Cities Advisory Facility (FELICITY), financiado pelo Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU), implementado pela cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável por meio da GIZ em colaboração com o Banco Europeu de Investimento (BEI).

Webinars capacitam técnicos e gestores municipais e do Estado