
20/08/2021
Os profissionais que atuam pela conservação e o estudo dos patrimônios naturais, estiveram reunidos no “Seminário Patrimônio Geológico Cárstico e Espeleológico”, que aconteceu entre os dias 16 e 20 de agosto, no canal do Youtube da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE).
O evento foi dividido em blocos temáticos, para uma melhor e mais produtiva troca de experiências. Os profissionais puderam analisar os conceitos, técnicas e legislação que abrangem as duas frentes: o Patrimônio Geológico e o Patrimônio Espeleológico.
O pesquisador científico e geólogo, William Sallun Filho, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), participou do terceiro bloco do evento que apresentou uma panorâmica sobre valores e diferentes interesses relacionados às cavernas e ambientes cársticos, mostrando perspectivas e dimensões variadas da sua natureza e importância, inclusive sob pontos de vista da ocupação e uso desses territórios.
Patrimônio Geológico Cárstico e Espeleológico
Patrimônio Geológico Cárstico e Espeleológico: sítios em carste e cavernas mais representativos de eventos, processos, ou fenômenos alusivos à história evolutiva da Terra.
O Patrimônio Espeleológico é o conjunto de cavernas existentes em uma determinada região, consideradas bens da União, por comporem ambientes únicos. As mais significativas (maiores, com maior número de espeleotemas/ornamentação, presença de espécies endêmicas, etc.) são também protegidas.
Já o Patrimônio Geológico, é constituído pelo registro de feições notáveis da geodiversidade, representadas por sítios geológicos de valor excepcional à memória geológica da região, de importância nacional ou regional. Ele é identificado especificamente como aquele que possui necessidade de conservação, principalmente se ameaçado por atividades humanas, podendo ser perdido ou danificado.
Seminário Patrimônio Geológico Cárstico e Espeleológico
O Seminário é uma iniciativa vinculada ao Inventário do Patrimônio Geológico do Brasil – projeto coordenado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), e é promovido pela Sociedade Brasileira de Espeleologia, pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), Pontifícia Universidade Católica (PUC-Minas) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/IGC).
As informações completas sobre o evento estão disponíveis no site do ICMBio.