
19/08/2021
O IPA-SP foi criado pelo decreto 65.796 de junho de 2021 com o objetivo de agregar em uma única instituição as diversas carreiras de pesquisadores, antes abrigadas por área específica, como florestal, botânica e geológica. Os nove titulares têm expertise em física, química, biologia, geologia, oceanografia, engenharia florestal e agronomia. O colegiado é deliberativo e avaliará as propostas de pesquisas do quadro de pesquisadores. O Conselho estabelecerá critérios e meios para orientar a implementação da política científica, fixar diretrizes para a elaboração e execução do Plano Institucional de Produção Técnico Científica.
Caberá também ao IPA-SP articular e integrar pesquisas desenvolvidas em outras instituições e garantir a continuidade de estudos e pesquisas em andamento. É do IPA-SP também o papel de aprovar e acompanhar projetos e relatórios de conclusão, encaminhados pelo Centro de Gestão de Pesquisas, podendo também se manifestar sobre acordos institucionais no seu campo de ação.
O evento de posse foi aberto pelo subsecretário de Meio Ambiente da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente – SIMA, Eduardo Trani. Para ele a posse do primeiro Conselho Científico da nova instituição é o resultado de um processo, que reconhece a longa folha de serviços à ciência dos centenários institutos Florestal, Botânico e Geológico. A nova instituição traz para o século 21 a experiência acumulada pelos institutos, com a preservação das pesquisas e acervos, inseridas no processo tecnológico do presente. “O maior patrimônio a ser preservado é o capital humano, formado pelos pesquisadores científicos, auxiliares de pesquisa e todos os colaboradores que constituem a base do incomparável conhecimento que o Estado de São Paulo detém na linha da pesquisa ambiental”, destacou o subsecretário Trani.
Para o Coordenador do IPA-SP, Marcelo Sodré, as pesquisas e os estudos ambientais realizados no Estado de São Paulo estão fortemente vinculados aos três institutos que agora formam o IPA-SP, organizado para fazer pesquisas, ou seja, os pesquisadores deixam a gestão das Unidades de Conservação sob responsabilidade da Fundação Florestal, enquanto focam prioritariamente nos projetos ambientais”, disse Sodré.
Para o presidente do novo Conselho Científico e diretor do departamento Técnico Científico do IPA-SP, Marco Aurélio Nalon, “a nossa capacidade de disseminar informações tornou-se infinitamente maior com a fusão dos três institutos. Nalon garantiu que a gestão de conhecimento, quando produzida internamente, será amplamente divulgada pelo departamento que dirige.
Ao encerrar a cerimônia o secretário-executivo da SIMA, Luiz Ricardo Santoro, destacou que uma “sociedade firme e forte necessita da ciência, pesquisa, conhecimento e tecnologia. O IPA-SP tem todas essas características e vai ao encontro a esta nova era que estamos vivendo. Felizmente podemos contar com este Instituto de Pesquisas que é muito forte e fundamental à sociedade”
A posse do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Ambientais de São Paulo foi prestigiada por mais de uma centena de convidados de diversas instituições de pesquisa, a exemplo da Fapesp, representada pelo seu diretor científico, Luiz Eugênio Araujo de Moraes Mello.
Integram o Conselho Cientifico do IPA-SP
Departamento Técnico-Científico
Titular: Marco Aurélio Nalon,
Suplente: Sandra Monteiro Borges Florsheim,
Departamento de Tecnologia e Inovação
Titular: Emerson Alves da Silva,
Suplente: Eduardo Luiz Longui,
Departamento de Gestão do Conhecimento
Titular: Luiz Mauro Barbosa,
Suplente: Silvia Ribeiro de Souza,
Centro de Pesquisas
Titular: Sandra Monteiro Borges Florsheim,
Suplente: Marisa Domingos,
Centro de Gestão de Pesquisas
Titular: Silvana Cristina Pereira Muniz de Souza,
Suplente: Alexsander Zamorano Antunes,
Centro de Apoio Técnico-Científico
Titular: Vivian Tamaki,
Suplente: Nelson Augusto dos Santos Júnior,
Representantes da carreira de pesquisador científico vinculados ao Departamento Técnico Científico
Titular: Giselda Durigan,
Suplente: Natália Macedo Ivanauskas,
Titular: Célia Regina Gouveia Souza,
Suplente: Márcio Rossi,
Titular: Silvia Ribeiro de Souza,
Suplente: Catarina Carvalho Nievola,