
08/09/2021
Agentes do Corpo de Bombeiros, da Fundação Florestal, das Prefeituras, além de bombeiros-civis e voluntários que atuam na Operação Corta-Fogo, do Governo de São Paulo, combateram focos de incêndios florestais durante todo o feriado da Independência.
No domingo (5), o fogo atingiu a zona de amortecimento da Estação Ecológica de Jataí, no município de Santo Antônio. Em razão do vento e da seca na vegetação próxima, especialmente nos canaviais, o incêndio adentrou a área do parque e foi combatido ainda no feriado pelas equipes.
Na segunda-feira, na rodovia Anhanguera, em Santa Rita do Passa Quatro, outro incêndio chegou próximo ao Parque Estadual de Vassununga. Por conta do monitoramento constante foi possível identificar os focos e extingui-lo antes que se alastrasse pela área de preservação.
Paralelamente, agentes do Estado atuaram na Serra da Mantiqueira por conta das chamas registradas no Pico dos Marins, no lado de Minas Gerais, e próximo à cidade de Piquete. Por meio de um trabalho integrado, que acompanhou a progressão do fogo, quase cem pessoas participaram das ações preventivas e de combate.
Já na terça-feira (7) foi registrado mais um incêndio em área de proteção. Dessa vez houve focos no parque Estadual de Campos do Jordão, conhecido como horto Florestal. Com a atuação em quatro frentes, o fogo foi rapidamente extinto.
Não há registro de vítimas. A Fundação Florestal está avaliando as áreas atingidas.
Combate e prevenção
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e a Fundação Florestal têm disponibilizado aeronaves de asa fixa, caminhões-pipa, caminhonetes e motobombas, tratores, além de brigadistas e bombeiros-civis para o combate aos incêndios. Paralelamente também são feitas parcerias com Prefeituras, usinas e empresas nas regiões atingidas.
Desde o início do ano, como medidas preventivas, a Fundação Florestal vem executando aceiros, cacimbas, acertos de estrada e outras ações nas áreas protegidas do estado. Também foram adquiridos novos equipamentos de proteção individual e de combate às chamas.
Em 2021, a Fundação Florestal investiu mais de R$11 milhões na operação, entre recursos próprios e da Câmara de Compensação.
Saiba mais sobre a Operação Corta-Fogo em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/cortafogo/