Natália Resende – Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística

Procuradora Federal, atualmente é Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo.
Doutora pelo PTARH/UnB com foco em Regulação de Infraestruturas de Rede, cursa Master of Laws na University of London, é professora na disciplina de Parcerias Público-Privadas (FESP-SP, Mackenzie, PUC Minas), membro titular do Comitê de Regulação de Infraestrutura Aeroportuária da FGV Direito Rio e conselheira na Companhia Paulista de Parcerias.
Possui mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos (UnB), pós-graduação em Direito – Especialização Regulação Econômica (University of London), pós-graduação em Direito Constitucional (UGF), pós-graduação em Direito Tributário (Estácio), especialização em Regulação (LSE) e graduação em Direito (UniCEUB), Engenharia Civil (UnB) e Ciências Contábeis (FIPECAFI).
Atuou como Consultora Jurídica no Ministério da Infraestrutura.

Anderson Marcio de Oliveira – Secretário-Executivo

Mestre em Direito Regulatório e em Direito Público, possui ampla experiência na estruturação de projetos de infraestrutura nos setores ferroviário, portuário e energia elétrica. Atuou na Área de Estruturação de projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico- BNDES e como advogado na análise de financiamentos com recursos do Fundo Amazônia instituído pelo Governo Norueguês para preservação da floresta. Foi diretor no Programa de Parcerias de Investimentos das Presidência da República, responsável pelo acompanhamento e estruturação dos projetos relacionados ao setor elétrico nos segmentos de geração, transmissão e distribuição. Também esteve presente no Ministério de Minas e Energia no assessoramento à Secretária-Executiva na coordenação das ações nos setores de energia elétrica, óleo e gás e mineração.

Jônatas Souza da Trindade – Meio Ambiente

Possui especializações em Políticas Públicas e Gestão Governamental nos setores Energético e Mineral e em Recuperação de Áreas degradadas. É graduado em Geologia, Ciências Econômicas e Gestão de Políticas Públicas. Atua há 13 anos na área ambiental, tendo trabalhado no Ministério de Minas e Energia, como Analista de Infraestrutura, responsável pelo assessoramento técnico à frente das questões socioambientais de empreendimentos, em especial, aos relacionados a projetos hidrelétricos, e no Ibama, onde foi responsável por gerir carteira de mais de 3.000 processos de licenciamento no Brasil.

Marisa Maia de Barros – Energia e Mineração

Doutora em Planejamento Energético pelo PPE/COPPE/UFRJ e Engenheira Química pela UERJ, com experiência nas áreas de energia e mineração nos setores público e privado. É membro do Conselho de Administração da Cetesb. Também foi membro do Conselho de Administração do SGB/CPRM. Foi secretária-adjunta, diretora e coordenadora-geral na Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis no Ministério de Minas e Energia. É funcionária do quadro da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), onde desenvolveu estudos sobre a matriz energética brasileira para subsidiar o planejamento energético nacional. Trabalhou nas empresas Refinaria de Petróleos de Manguinhos e Shell Brasil.

Cristiano Kenji Iwai – Recursos Hídricos e Saneamento Básico

Doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública – USP e Mestre em Engenharia Industrial pela Faculdade de Engenharia de Bauru – Unesp. É graduado em Engenharia Civil pela Unesp. Funcionário da Cetesb desde 2003, tendo experiência nas áreas de meio ambiente, recursos hídricos e saneamento básico, na sua atuação como Gerente no Setor de Resíduos, na Divisão de Apoio ao Controle de Fontes de Poluição e na Agência Ambiental de Mogi das Cruzes. De 2019 a 2024, foi Assistente Executivo da Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental.

Denis Gerage Amorim – Logística e Transportes

Mestre em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade pela Faculdade de Saúde Pública e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Escola Politécnica, ambas da Universidade de São Paulo (USP). É graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Desde 2010, atua na área de gestão de empreendimentos de infraestrutura de transportes, obras navais e transporte aquaviário, tendo atuado nos últimos anos como chefe de departamento na Dersa e no Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo.

Fábio Aurélio Aguilera Mendes – Gestão Corporativa

Graduado em Direito na Faculdade de Direito de Itu, possui especialização em Direito do Estado (Administrativo e Constitucional). Iniciou sua carreira na antiga Secretaria do Meio Ambiente em 1999, no extinto Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais – DEPRN, atuando nas atividades de licenciamento e fiscalização Ambiental. Atuou em diversas unidades da pasta, nos cargos de assessor técnico de direção, assessor técnico de coordenador, assessor técnico de gabinete, coordenador de biodiversidade e recursos naturais – CBRN e coordenador de administração, contratos e convênios – CACC. É membro da Câmara de Compensação Ambiental do Estado – CCA e dos Comitês de Elegibilidade e Aconselhamento das estatais Sabesp, Emae e Cetesb. Um dos responsáveis pela implantação do processo digital, também participou dos projetos de concessão dos parques e das reorganizações administrativas ocorridas na pasta.

Mirela Lourenço – Chefe de Gabinete

Bióloga, graduada em Ciências Biológicas pela Unesp – Botucatu. Servidora pública do Estado de São Paulo na carreira de Especialista Ambiental desde 2012, atuando desde então na gestão e conservação de biodiversidade e no gerenciamento de projetos estratégicos. A partir de 2015 passou a desempenhar funções de assessoria técnica junto ao Gabinete da Secretaria, tendo desenvolvido competências no planejamento estratégico, monitoramento de políticas públicas, orientação para resultados e relações institucionais. Anterior à carreira no Estado, realizou trabalhos científicos nas áreas de ecologia, limnologia e monitoramento ambiental, e comandou pasta de meio ambiente em dois municípios paulistas.